Luanda - O angolano Inácio Cândido integra a comissão executiva de arbitragem da Confederação Africana de Futebol (CAF), indica uma nota do órgão reitor da modalidade no continente, a que a ANGOP teve hoje acesso.
O antigo assistente internacional e que exerce o cargo de vice-presidente do Conselho Central de Árbitros da Federação Angolana de Futebol (FAF), consta numa lista de 11 membros de várias nacionalidades do continente.
A Comissão executiva de arbitragem da CAF é liderado por Huues Adjoyi, do Benin, auxiliado pelo sul-africano Victor Gomes.
De acordo o presidente da CAF, o sul-africano Ptrice Motsepe, a escolha, que aconteceu na sexta-feira, no Reino de Marrocos, é fruto do engajamento e experiência de cada integrante.
Inácio Cândido, de 52 anos de idade, iniciou a actividade de arbitrage em 1998, no torneio ‘’Girabairro-Taça do Presidente’’, tendo se estreado no Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola), onde atingiu a categoria de árbitro assistente internacional, de 2005 a 2014.
Actualmente, pertence aos quadros de instrutores da Federação Internacional de Futebol ( FIFA), para a área técnica desde 2015.
É vogal da arbitragem da COSAFA,desde 2022. Internamente, desempenha o papel de vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Futebol (FAF).
Na lista de membros do comité arbitragem da CAF, Inácio Cândido junta-se a Fatou Gaye (Senegal), Dombouya Aboubacar ( Guiné), Ali Ahmed (Somalia), Tesfanesh Woreta (Etiópia), Djamel Haimoudi (Argélia).
Completam o grupo dos nomeados Hadga Yahya (Marrocos), Olivier Kabene (RDC),Louzaya Daniel ( Congo), Gladys Lengwe ( Zâmbia) e Aminu Shuaibu (Nigéria). JAD/FN