Luanda - Vinte e oito formadores de países africanos membros da Confederação Africana de Futebol (CAF) participam, a partir desta terça-feira, em Luanda, de um seminário para “Líderes de Formação de Treinadores”, promovido pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
A acção formativa, a decorrer até sexta-feira próxima, numa das unidades hoteleiras da cidade capital, tem como objectivo transmitir conhecimento sobre o papel da pessoa responsável por liderar a formação de treinadores.
Durante quatro dias, os participantes vão abordar temas como: "Como Cada Federação Lida com a Formação de Treinadores", "As Ferramentas que Torna Este Trabalho Funcional e Onde Podem Melhorar", e o "Melhoramento do Planeamento de Estratégia".
Na abertura do seminário, o presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur de Almeida, considerou de importante a acção para o futebol em África, mas sobretudo em Angola.
Referiu que o órgão que lidera fez de tudo para que o seminário fosse realizado no país.
Acrescentou que, ainda este ano, Angola albergue uma formação para treinadores de categoria A.
O presidente federativo, acredita que acaba a ser uma evolução naquilo que é o processo de treinamento e capacitação dos treinadores no país, elevando assim os níveis de conhecimentos do futebol.
Quanto ao futebol feminino, afirmou existirem já alguns quadros formados recentemente, na área de treinadores de campo e de guarda-redes.
A perspectiva, de acordo com a fonte, é a elevação do seu nível de conhecimento para outras licenças (B), porque a maioria já possui a (C).
Por seu turno, o treinador Lito Ribeiro, participante do seminário, disse que estão a colher o máximo de conhecimentos para o desenvolvimento do futebol no país.
Valorizou a realização da formação para que os treinadores angolanos possam rivalizar em termos de conhecimento relativamente a outras realidades.
Já o outro técnico nacional, Luís García, também participante do seminário, disse que a troca de experiência vai dar a possibilidade de tornar as dificuldades em oportunidades de conhecimentos.
O país possui dois técnicos com a categoria de formadores, designadamente, Zeca Amaral e Miller Gomes. DJ/MC