Benguela - A equipa da Academia de Futebol de Angola (AFA) venceu hoje, segunda-feira, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 2 - 1, no prolongamento, e sagrou-se Campeã Nacional de futebol em Sub- 20.
Numa final disputada no Estádio Nacional de Ombaka, a formação da AFA começou a desenhar a vitória logo aos quatro minutos de jogo, quando o seu avançado, Paulo, abriu o marcador na transformação de uma grande penalidade.
Os aviadores igualaram a partida aos oito minutos, por intermédio de Siliano, na sequência de uma jogada individual.
No decorrer dos 90 minutos, a equipa do ASA esteve mais próxima de visar a baliza da AFA, mas os seus atacantes mostravam muita falta de concentração, mantendo-se o 1 - 1.
Nos 30 minutos do prolongamento, as duas equipas faziam de tudo para chegar ao golo de desempate, mas foi a AFA quem ampliou o resultado, 2 - 1, novamente através de Paulo, num cabeceamento certeiro.
No final do jogo, o técnico da AFA, Mário Catala, disse que o titúlo surge na sequência de 10 anos de muito trabalho.
''A AFA tem lutado nestes 10 anos pela excelência e nunca com objectivo de ganhar campeonatos'', disse o treinador.
Mario Catala considerou a prova muito competiva, embora tenha achado o calendário dos jogos muito "apertado".
Já o técnico do ASA, José Minhonha, considerou que a sua equipa teve falta de sorte, porque até foi superior ao adversário durante o jogo.
Lamentou alguma desorganização por parte da organizão do campeonato, mas prometeu continuar a trabalhar para que no próximo ano possa chegar ao titúlo.
A prova teve como melhor guarda-redes Mazebo João, do ASA, com dois golo sofridos. O melhor marcador foi Jovany, da AFA, com seis golos.
O Clube Nacional de Benguela, que ocupou a terceira posição, foi considerada equipa "fair-play".CRB