Lobito - A Académica do Lobito empatou, este sábado, com o Santa Rita de Cássia, a zero bolas (0-0), em jogo da décima quinta jornada do Campeonato Nacional de futebol, Girabola 2024/25, disputado no estádio do Buraco.
Na primeira parte, apesar da troca de bola, ataque continuado e jogadas combinadas, as duas equipas praticaram um futebol aquém das suas capacidades.
O primeiro lance de perigo da Académica surgiu aos 20 minutos, através de um livre directo, a escassos metros a meia lua da grande área adversária. Na execução, o médio Nilton não teve a calma suficiente para transformar o lance em golo, atirando para fora.
Em resposta, o Santa Rita teve duas oportunidades flagrantes de golo, uma delas, aos 30 minutos, quando o seu ponta de lança, dentro da grande area, atirou a poucos milimetros acima do travessão da baliza defendida por Panzo.
Na outra, o atacante Fuca, mais inconformado, depois de tirar dois defesas do caminho, rematou em direcção ao guarda-redes, facilitando a defesa da bola.
Ainda assim, foi a equipa visitante que teve maior pendor ofensivo, com mais pontapés de canto e remates à baliza, situação que durou até ao intervalo, persistindo o nulo.
Na segunda parte, o Santa Rita continuou a mandar no jogo, mas não conseguia acertar a baliza adversária, embora os "estudantes" também tentassem surpreender o adversário no contra-ataque.
Tanto a equipa da casa como a visitante esgotaram as substituições na segunda parte, com vista a adiantar-se no marcador, mas sem qualquer resultado.
O jogo acabou por terminar com empate nulo, devido, principalmente, aos falhanços das duas equipas nas poucas oportunidades que surgiram, em função do seu desempenho.
A equipa de arbitragem, proveniente de Luanda, liderada por Sabino de Carvalho, cumpriu com o seu papel, impondo disciplina.
Não permitiu a "queima de tempo" e mostrou cinco cartões amarelos a jogadores de ambas equipas por jogo perigoso e reclamações contra as suas decisões.
Com o empate desta tarde, a Académica do Lobito despede-se da primeira volta com 17 pontos.
Já o Santa Rita de Cássia Futebol Clube soma 12 pontos, em função da sua prestação na primeira volta no Girabola. TC/CRB