Luanda - O Petro de Luanda, 1.º de Agosto, Sagrada Esperança e Académica do Lobito iniciam, no próximo fim-de-semana, a definição de acesso à fase de grupos das competições africanas em futebol.
O Petro de Luanda (campeão nacional) e isento da primeira eliminatória, estreia-se domingo (17) diante da formação da União Desportiva Songo de Moçambique, na corrida à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões.
Os moçambicanos afastaram das preliminares o Green Mamba do Eswatini, com triunfo de 1-0 e empate (1-1).
O 1.º de Agosto (vice-campeão nacional) defronta domingo (17) o Al-Hilal do Sudão, no estádio Tundavala, na cidade do Lubango, província da Huíla, em jogo da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga de Clubes Campeões de África.
Em 2009, a formação "militar" havia sido afastada com derrota no Sudão de 0-2, apesar de ter vencido em casa por 3-1, no desafio da primeira "mão".
O 1.º de Agosto afastou na primeira eliminatória o AS Vita Club, campeão da RDC, com vitória de 1-0, na primeira ‘’mão’’, no estádio Tundavala, província da Huíla, e empate a um golo, no desafio de resposta, em Kisnhasa.
Nesta competição africana, a equipa angolana obteve a melhor prestação, quando atingiu às meias-finais, em 2018.
O opositor foi vice-campeão continental em 1987 e 1992, quando a prova era denominada "Taça dos Clubes Campeões".
Na primeira eliminatória desta edição, o Al-Hilal afastou o ‘’vizinho” Wau Salaam do Sudão do Sul, a quem ganhou por 3-0, mesmo resultado registado nas duas mãos.
Na Taça da Confederação, Angola conta com o envolvimento do Sagrada Esperança da Lunda Norte e da Académica do Lobito, na derradeira eliminatória de apuramento à fase de grupos.
O Sagrada Esperança da Lunda Norte (3º classificado do Girabola`2022-23) visita, na estreia, o Ferroviário de Maputo (Moçambique), sábado, às 14h.
Os “lundas” ficaram isentos da primeira fase, enquanto o Ferroviário afastou o Belle Lumiere das Ilhas Comores, por falta comparência.
Já a Académica do Lobito viaja para o Sudão do Sul, para enfrentar domingo (14h) o Al Merreikh Juba local.
Os angolanos eliminaram o La Passe das Ilhas Seychelles, com triunfo de 2-1, na cidade do Lubango e empate (2-2), no terreno adverso, enquanto o Al Merreikh Juba, afastou o Haidob Al Nuhod do Sudão, com igualdade a zero bolas e vitória de 1-0. JAD/FN