Caála – O 1⁰ de Agosto conquistou, este domingo, no Estádio da Caála, a 6ª edição do Campeonato Nacional de futebol sénior feminino, ao vencer, na final, o 4 de Junho do Huambo, por 2-1.
No duelo onde as duas equipas entraram em campo com respeito mútuo, as “polícias” marcaram primeiro, por intermédio de Ary, aos seis minutos, numa jogada de contra-ataque, isolada, frente a frente com a guarda-redes Emília Panzo, fez um chapéu, que só foi parado pelas redes.
Inconformado com o resultado, ainda na primeira parte, o 1⁰ de Agosto subiu as linhas e assumiu o jogo, onde, numa jogada de insistência, estabeleceu a igualdade, por intermédio do Henriqueta, aos 23 minutos.
Na segunda parte, as "militares"o entraram melhor, apesar de o adversário ter acertado três no poste.
Neste período, as actuais campeãs nacionais passaram a dominar o jogo e a impedir todas as investidas do 4º de Junho, com o golo do triunfo a surgir aos 67 minutos, por Henriqueta, que fez o bis, numa jogada de insistência, resultante de um erro de marcação defensiva.
Em declarações à imprensa, a treinadora do 1º de Agosto, Lourdes Lutonda, disse que a equipa entrou bastante forte, com o objectivo de vencer a competição em casa do adversário.
Por sua vez, o treinador do 4 de Junho, Albano Afonso, lamentou o facto de a equipa não corresponder ao que foi preparado durante os treinos, distraindo-se ao longo do jogo, o que custou caro.
Na disputa do 3⁰ lugar, o Carmona FC do Uige venceu o Malanje Sport Clube, por 2-1.
Como prémio, a organização atribuiu, para além do troféu e medalhas, um milhão de Kwanzas ao 1º classificado, enquanto o segundo recebeu KZ 700 mil e o terceiro KZ 500 mil.
Marlene Panda, do 1⁰ de Agosto, foi eleita melhor jogadora do campeonato, ao passo que Ary Papel, do 4 de Junho foi a melhor marcadora, com 14 golos.
No final, o presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, disse terem sido dignas as condições condignas criadas para a participação massiva e favorável das 16 equipas presentes na prova, disputada desde 29 de Julho último, nos estádios da Caála e do Ferrovia.
Referiu que a FAF vai continuar empenhada para que o futebol feminino ganhe corpo e força no país, com mais equipas em todas as províncias, com o objectivo de galvanizar e incentivar a prática da modalidade nos bairros e comunidades.
Assegurou o desejo do órgão na formação dos treinadores, que tem sido uma “dor de cabeça” para o desenvolvimento do futebol no país, tendo se iniciado uma série de formações de várias licenças, com o objectivo de formar técnicos com exigências maiores no futuro.
Por sua vez, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico da província do Huambo, Angelino Elavoco, disse que a competição decorreu em alinhamento aos esforços do Governo local, que tem alocado recursos para a recuperação das infra-estruturas desportivas, com foco na massificação das modalidades
Palmarés
2004- Progresso do Sambizanga
2005 - Progresso do Sambizanga
2006 - Progresso do Sambizanga
2007 - Progresso do Sambizanga
2023 - Carmona FC do Uige. ZZN/ALH