Luanda - Os quinhentos dias para os Jogos Olímpicos de Paris2024 foram hoje (terça-feira) assinalados em Angola, em cerimónia realizada na Escola Desportiva Formigas do Cazenga, em Luanda, com um festival de basquetebol.
Numa iniciativa da Embaixada de França, a comemoração do dia 14 de Março acontece em todos os países em que existe a representação diplomática do Estado europeu, que vai albergar, no próximo ano, o maior evento desportivo mundial.
O representante da diplomacia francesa em Angola, Daniel Vosgien, expressou o engajamento do seu país para que os Jogos Olímpicos sejam o sucesso esperado.
Enalteceu a realização do torneio de basquetebol entre jovens atletas (3x3), promovido pelo antigo praticante, Victor Muzadi.
Por sua vez, o dirigente do clube angolano, Nguabi Salvador, manifestou-se regozijado pela escolha da agremiação do Cazenga em acolher o acto, bem como os apoios da embaixada francesa.
Na ocasião, a vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nacissela Maurício, destacou o projecto das Formigas do Cazenga, que contribui para a evolução da modalidade e na integração social das crianças e jovens, principalmente do sector feminino.
Em Julho de 2021 foi assinado um memorando entre a Embaixada de França em Angola, Agência Francesa de Desenvolvimento e a Escola Formigas do Cazenga.
O acordo, que contempla a formação de treinadores, o fornecimento de material desportivo, também abrangeu a reparação da quadra desportiva, piso pintura e oferta de mais dez tabelas de basquetebol.
O clube, dirigido pelo antigo membro da Federação Angolana de Basquetebol, Nguabi Salvador, conta com 300 crianças, em ambos os sexos, que recebem ensinamentos desportivos, formação académica e de língua francesa.
A escola de formação académica e desportiva também possui uma parceria com Academia do antigo jogador da NBA, o francês Tony Parker, que em 2022 visitou Angola, para inteirar-se das acções do projecto.VAB