Luanda - A fisioculturista angolana Sina Teresa venceu o Campeonato Regional na categoria "Women's Wellness" (até 1,63 cm de altura), disputado recentemente em Pretoria, África do Sul.
Com esta classificação, a atleta apurou-se para a segunda competição amadora, organizada pela "Regional Show ICandy Classic", que decorrerá em Dezembro próximo.
Sina Teresa começou a competir em 2016, em Lisboa (Portugal) na categoria "Wellness" do Campeonato Nacional IFBB.
Ex-praticante de atletismo do 1º de Agosto, desde o escalão júnior até sénior, fez parte da Selecção Nacional de Angola, em 2001 até 2016.
No seu curriculum consta um segundo lugar no Campeonato Nacional em 2016, em Lisboa (Portugal) e vencedora do troféu Carlos Rebolo, no mesmo país da Europa, em 2017, campeã do nacional de 2018 "Arnold classic África top 3, 201", venceu o mundial2019 "Arnold classic África".
O Fisiculturismo é uma prática que visa o desenvolvimento dos músculos corporais a partir do hipertrofismo, ou seja, aumento no volume da massa muscular.
No país é praticado muito antes da proclamação da República de Angola, em 1975.
Actualmente existe um número elevado de praticantes em quase todas as províncias, com a realização de alguns concursos oficiais, principalmente em Luanda, onde proliferam ginásios da modalidade.
Internamente são realizadas provas como a Batalha Muscular de Alto Rendimento (B.M.A.R), na categorias de "Bodybuilding", "Men's Physique", "Classic Physique" e "Wellness Fitness", esta última decorreu em Abril último, em Luanda.
Em participações internacionais, o também angolano Samuel Nzage foi campeão Muscular "Physique do AUC2021".