Luanda – O Comité de Disciplina da FIFA suspendeu provisoriamente o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales, na sequência do beijou na boca à jogadora Jenni Hermoso, domingo (20) na cerimónia de premiação do Campeonato do Mundo.
Em um texto divulgado no site do órgão reitor da modalidade no mundo, anuncia-se a suspensão de Rubiales por um período inicial de 90 dias, até o fim do processo disciplinar aberto contra si.
A suspensão impede o dirigente espanhol de participar de qualquer actividade relacionada ao futebol. É proibido de fazer contacto com Jenni Hermoso ou pessoas próximas à ela.
Um comunicado divulgado na rede social Twitter é assinado por 56 futebolistas, entre as quais as 23 campeãs do Mundo pela “roja”, expressa que as atletas se recusam voltar a ser convocadas enquanto os actuais dirigentes se mantiverem nos cargos.
No entanto, Luís Rubiales afirmou repetidamente que não se demite, na sequência do beijo na boca que deu à futebolista Jenni Hermoso, crescentando ainda que o acto foi consentido, uma versão agora desmentida pela capitã da selecção, de 33 anos de idade.
Para sagrar-se campeã mundial, pela primeira vez, a selecção espanhola venceu na final a Inglaterra, por 1-0. MC