Luanda - O Campeonato do Mundo de Basquetebol sénior masculino de 2027 disputa-se na cidade de Doha, no Qatar, anunciou hoje no seu site oficial, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA Mundo).
De acordo a comunicação, todos os jogos serão disputados em Doha, ao contrário da edição de 2023, cujo sorteio acontece este sábado nas Filipinas com partidas a realizarem-se na Indonésia, Japão e Filipinas.
Trata-se da primeira vez que esta prova, que envolve 32 selecções, se disputa no médio oriente.
Entre as novidades do evento deste ano, destaca-se que os pavilhões contarão com tecnologias verdes, neutras em carbono.
Angola está entre os 32 países concorrentes no mundial de 2023, a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro.
No sorteio, os campeões africanos figuram no pote sete com as congéneres da Jordânia, Japão e Côte d’Ivoire.
O combinado nacional cumprirá a sua nona participação, depois de Espanha, em 1986, seguiram-se Argentina (1990), Canadá (1994), Estados Unidos (2002), Japão (2006), Turquia (2010), Espanha (2014) e China (2019).
As selecções das séries A e B jogam no Araneta Coliseum, em Manila, cidade em que medem também forças as integrantes do grupo C e D, no Arena Mall.
As do grupo E e F terão como a sede o Okinawa Arena, no Japão, já as concorrentes colocadas nos grupos G e H disputam a fase inicial em Jakarta, Arena da Indonésia.
A Espanha é o campeão em título.
Por outro lado, a comissão central do órgão reitor do basquetebol mundial indicou igualmente, durante o encontro realizado quinta-feira ,em Manila (Filipinas), a Alemanha como a anfitriã do Campeonato do Mundo em feminino agendado para 2026.
A ser disputado em Berlim, em Setembro, o evento será disputado em dois pavilhões, nomeadamente no Arena Berlim e Max-Schmeling Halle.
Estados Unidos de América são o campeão em título na classe.JAD/MC