Luanda - Meia centena de atletas de diversas modalidades, em ambos os sexos, participaram neste sábado, em Caxito (Bengo), em um festival de demonstração, no acto central do Dia Nacional dos Desportos, a assinalar-se na segunda-feira.
Liderada pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, a actvidade contou com jovens atletas das modalidades de futebol, judo, esgrima, capeira, jiu-jitsu e jogos tradicionais.
Ladeada pela governadora anfitriã, Maria Nelumba, a titular do pelouro ofereceu ao Governo local material para a massificação, designadamente, bolas e tabelas de basquetebol, bolas de andebol e equipamentos para diversas modalidades.
Na ocasião, Palmira Barbosa afirmou que a generalização do desporto e a melhoria do desporto de alto rendimento é um programa do seu ministério pelo que o departamento responsável pela materialização da política juvenil e desportiva tem trabalhado com todos os parceiros sociais.
O objectivo é que a prática da actividade física e do desporto seja um facto, contribuindo para a saúde e a melhoria da qualidade de vida dos angolanos.
No entanto, a antiga capitã da Selecção Nacional de andebol afirmou que, apesar dos resultados animadores internacionalmente, existe a preocupação face aos desafios resultantes de poucas e fracas condições em que a actividade desportiva tem sido desenvolvida.
Falou da degradação acentuada das infra-estruturas, da exiguidade dos recursos financeiros e apontou a fraca formação contínua dos agentes desportivos como sendo um dos males que enfermam o desporto nacional.