Luanda - Um festival desportivo que compreendeu as modalidades de atletismo, manbol e futebol para amputados e surdos, encerrou, este sábado, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.
O evento, organizado pelo Comité Paralímpico Angolano (CPA), realizou-se em alusão ao Dia Nacional do Desporto, assinalado a 23 de Janeiro e contou com a presença do Secretário de Estado dos Desportos, Paulo Madeira, e a participação de concorrentes de Luanda, Huambo, Malanje, Benguela e Cuanza Norte, nos 36 anos do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).
O festival inseriu-se, igualmente, nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro.
O destaque do dia foi para o jogo de futebol para surdos, entre o FC ISA e o FC ANSA, tendo o primeiro vencido por 3-0. Miguel Begueza, Filipe Bango e David Costa foram os marcadores da partida.
No final da partida, o secretário-geral do CPA, António da Luz, disse que vai abraçar o movimento, constituído pela Iniciativa dos Surdos de Angola (ISA) e pela Associação dos Surdos de Angola (ANSA).
No futebol para amputados, modalidade em que a Selecção Nacional se sagrou campeã do mundo, em 2018, a equipa do 1º de Junho conquistou a prova, ao vencer o Kianda FC, por 1-0. O único tento foi apontado por Sandro do Rosário.
Na modalidade de manbol, o Misto A e o Misto B empataram (1-1), com actuação vistosa do camisola 10, “Man Renas” (A), uniformizado de preto e amarelo.
Manbol, em período de promoção, é um desporto similar ao voleibol, criado em 1992 como um meio de diversão. Acabou reconhecido como desporto oficial, em 2016, sendo a única modalidade no mundo que se joga com duas bolas simultaneamente.
Para conclusão, o atletismo contou com a presença do ícone da modalidade, na especialidade de invisual, José Sayovo, tricampeão nos Jogos Paralímpicos, nas provas dos 100, 200 e 400 metros, em Atenas (Grécia). Os atletas correram nas provas dos 100, 200, 400, 800 e 1500m, respectivamente. IN/VAB