Lubango - Pelo menos 40 alpinistas nacionais e estrangeiros participam hoje, sábado, na Huíla, da 1ª edição do Festival Internacional de Escalada de Angola, aberto, na sexta-feira, e que tem como palco as escarpas da Serra da Leba.
Trata-se de atletas e de Angola, África do Sul, Alemanha, Namíbia, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Canada, França, Itália, México, Suíça, Chile, Bélgica, Áustria e Reino Unido, que responderam ao convite desse evento de estreia, inserido no programa da 122ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, a padroeira do Lubango.
É promovido pela Climb Angola, em parceria com a Associação de Promotores e Operadores de Turismo (HOTOUR) e a escolha recaiu para o planalto da Huíla, com vista para a planície do Namibe.
Ao falar do evento à ANGOP, o presidente do conselho executivo da HOTOUR, João Lopes, parceira do evento, afirmou estarem todas as condições criadas para as actividades, tanto na vertente logística, campismo, como de segurança no local.
O Festival de Escalada de Angola decorre nas falésias da Serra da Leba até dia 25 de Agosto próximo e é aberto a alpinistas de todos os níveis, e além da escalada, o participante poderá também participar em oficinas de desenvolvimento de rotas, slacklining, bem como de um workshop de aparafusamento.
Durante o mesmo vão ser ainda realizados laboratórios de busca e resgate para a polícia, os bombeiros e o Instituto Nacional de Emergências Medicas de Angola, e os participantes poderão assistir a exibição de filmes, dança tradicional, artesanato local, entre outras actividades.
A escalada é um dos desportos mais conhecidos no mundo, em que se utilizam as técnicas do montanhismo, com o propósito de alcançar o topo de uma montanha ou de blocos artificiais. Existem diversas modalidades da mesma, que são praticadas em ambientes ao ar livre e em locais fechados. EM/MS