Ferrovia do Huambo falha acesso à leguilha

     Desporto           
  • Huambo     Domingo, 28 Abril De 2024    18h30  
Jogo entre o Ferrovia do Huambo
Jogo entre o Ferrovia do Huambo
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – Apesar de golear, este domingo, por 4-0, o Isaac de Benguela, o Ferrovia do Huambo falhou uma das vagas de acesso à leguilha, de apuramento ao Girabola 2024/2025, por terminar a competição na terceira posição.

A partida da série B, disputada nos Kuricutelas, foi válida para a 10ª e última jornada do zonal de apuramento ao Campeonato Nacional da I divisão, liderada pelo Isaac de Benguela, com 25 pontos e apurada para a próxima edição do Girabola.

Os golos foram apontados por Bruno (25´), Dino, 59´), Gaio, aos 79´) e Júlio,  87´).

Com este resultado, vai à fase da leguilha o Sporting do Bié, que venceu, esta tarde, em Malanje, o Recreativo do Quela, por 3-1, classificando-se, assim, em segundo lugar da série B, com 18 pontos, relegando o Ferrovia do Huambo, para o terceiro posto, com o mesmo número de pontos.

O Sporting do Bié classificou-se em 2º lugar do grupo por ter vantagem de um golo no confronto directo, isto é, venceu na quarta jornada, em casa do Ferrovia do Huambo, por 2-0, e perdeu na nona jornada, no seu reduto, por 0-1.

No final, o treinador do Ferrovia do Huambo, Silva Kussanda, disse que a goleada foi inglória, pelo facto de a equipa não conseguir classificar-se em segundo lugar, que permite o acesso à leguilha.

Por sua vez, o treinador do Isaac de Benguela, Marcos Chivinda, culpou a equipa de arbitragem pelo desaire.

Noutra partida da série B da competição, o Sporting de Benguela venceu o Pedras D´Água do Cuanza Sul, por 2 –1.

A leguilha será disputada a 11 de Maio próximo, na Lunda Sul, entre o Luanda City e o Sporting do Bié, segundo classificado da série A e B, respectivamente.

A liderança da série B pertence ao Grupo Desportivo Escolinha Isaac de Benguela, com 25 pontos, no segundo lugar, os “Leões” do Bié, com 18, em terceiro, com a mesma pontuação está o Ferrovia do Huambo, sendo a quarta o Sporting de Benguela, com 14, em quinto, o Recreativo do Quela de Malanje, com sete, e, em último lugar, com seis, o Pedras D´Água do Cuanza Sul.  ZZN/JSV/ALH





+