Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ferrovia do Huambo ambiciona regresso à I divisão

     Desporto              
  • Huambo • Quinta, 04 Janeiro de 2024 | 14h50
Sessão de treino da equipa do Ferrovia do Huambo
Sessão de treino da equipa do Ferrovia do Huambo
Zeferino Zinga

Huambo – O novo treinador do Ferrovia do Huambo, João Fortuna Mbelele, declarou esta quinta-feira, estar a preparar uma equipa organizada de jovens, com ambição de regressar ao Campeonato Nacional de futebol da I divisão.

O Ferrovia do Huambo foi despromovido na época de 2020/2021, após confirmação da anulação do recurso, apresentado pelo clube sobre o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina, num processo que se tornou conhecido como “o caso Vingumba”.

Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, a propósito da preparação da equipa para a disputa do zonal de apuramento, o técnico angolano disse ter um plantel novo e com muitos jovens, que vai desenvolver tácticas de jogo organizado, visando à ascensão ao Girabola 2024/2025.

Adiantou que o actual plantel está constituído por 29 jogadores, sendo apenas 10 antigos, dos quais quatro eram titulares, designadamente o Benim, Chitanga, Lito e Nambalo, que poderão contribuir para a evolução e adaptação dos jovens e os novos atletas na equipa.

Entre os reforços, destacou os atletas provenientes do Santa Rita de Cássia do Uíge (Salvador e Nelson), Nacional de Benguela (Bruma e Ary) e Académica do Lobito (Dino), para além de outros de equipas locais do Campeonato Provincial de futebol.

João Fortuna Mbelele sublinhou que o Ferrovia do Huambo, pelo seu histórico no futebol angolano, vai disputar o zonal de apuramento como candidato ao título do Campeonato Nacional de futebol II divisão, apesar de a maioria dos atletas da época passada ter abraçado outros desafios.

Relativamente aos seus adversários, destacou as qualidades das equipas da Escola Isaac de Benguela e do Sporting de Benguela que, também, disputaram já disputaram a primeira.

Recorda-se que o Ferrovia do Huambo se encontra na série B, com as equipas do Sporting do Bié, Escola Isaac de Benguela, Pedras D’agua do Cuanza Sul, Recreativo do Quela  de Malanje e Sporting de Benguela.

O jogo de estreia será diante do Pedras D’agua do Cuanza Sul, agendado para o próximo domingo (7) no estádio dos Kuricutelas.

Outros jogos de estreia da série B

Sporting do Bié - Escola Isaac de Benguela, Recreativo do Quela  de Malanje - Sporting de Benguela

No último zonal de apuramento à I divisão, o Ferrovia do Huambo falhou a ascensão ao primeiro escalão do futebol nacional, após perder diante do Kabuscorp do Palanca, por 2-3, na única partida de liguilha.

João Fortuna Mbelele, de 38 anos, orientou, entre 2020 e 2022, no Girabola, a formação do Santa Rita de Cássia do Uíge.

Na época seguinte (2022/2023) com a mesma equipa, sagrou-se campeã da II divisão, com um registo de 10 vitórias, igual número de jogos e nenhum golo sofrido. Antes de abraçar o projecto do Ferrovia do Huambo, esteve vinculado ao Carmona Sport Clube do Uíge.

O Ferrovia do Huambo, fundado a 1 de Dezembro de 1930, é a agremiação mais antiga desta região e movimentava, em meados da década de 1970, o futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ténis de mesa, natação, ténis de campo, xadrez e tiro aos pratos. ZZN/ALH





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+