Luanda - Os feitos recentes do central angolano Bastos Quissanga dominaram hoje (sexta-feira), em Luanda, a audiência concedida pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, ao defesa do Botafogo do Brasil e da Selecção Nacional.
Durante o encontro, na sede do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), o melhor defesa do campeonato brasileiro (Brasileirão) passou em revista as emoções antes e depois da conquista da Taça dos Libertadores e da primeira divisão, que também mostra a imagem do país no exterior.
Na ocasião, o titular do desporto nacional avançou à imprensa que, o empenho do jogador consta entre os atletas de referência, cuja as imagens serão exponenciadas no quadro do plano do desenvolvimento dos desportos, principalmente comunitários.
Acrescentou que os títulos do jogador, que se notabilizou no Petro de Luanda, também que obteve este ano no exterior, melhora a imagem nacional, tornando-se num verdadeiro embaixador de Angola na diáspora.
“Manisfestamos a nossa vontade de continuar a proteger todos jogadores nacionais que actuam no exterior. Por via das federações dar-lhes o aconchego necessário. O Bastos é parte destas acções”, disse.
Por sua vez, o defesa Bastos Quissanga considerou a recepção de momento de muito orgulho e motivante, numa altura de alta na sua carreira desportiva, esperando que mais jogadores angolanos tenham o mesmo desfecho e o reconhecimento do Estado.
Com mais dois anos de contrato com Botafogo, o futebolista que na sua chegada ao Brasil seria desafiante, mas fruto de seu empenho as coisas correram bem, tornando mesmo no primeiro africano a conquistar os referidos troféus.
Apelou os jovens a dedicarem-se , referindo que o trabalho transforma os “sonhos” de qualquer jogador.
Com 52 jogos ao serviço da Selecção Nacional e dois golos, Bastos é uma das referências do sector defensivo e relevante para qualificação de Angola para o Campeonato Africano das Nações de 2025, em Marrocos.
De 33 anos de idade, Bastos teve um registo de 105 jogos com Petro de Luanda (2010-2013), marcou seis golos, 84 partida pelo Rostov da Rússia (2013-2016) e rubricou quatro tentos, 94 encontros ao serviço da Lazio de Italia(2016-2020), com nove golos.
Fez 24 duelos com a camisola do Al Ain da Arabia Saudita( 2020-2021) e apontou dois golos, no regresso ao Rostov (2021-2022) marcou um tento em 14 jogos. No Al-Ahli ( 2022-2023) efectuou 24 encontros, com três golos. No Botafogo (2023), tem 46 jogos e seis golos.
JAD/VAB