Luanda – A eleição do avançado Mabululu, com o melhor golo de 2024 em Àfrica, pela Confederação Africana de Futebol(CAF), é reflexo do talento, dedicação e paixão dos atletas angolanos, destacou, esta quarta-feira, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.
Numa nota de imprensa enviada hoje à ANGOP, Rui Falcão felicita, em nome do Executivo Angolano, o atleta Agostinho Cristovão Paciência” Mabululu” vencedor do prémio de melhor golo do ano.
O ministro realça serem estes momentos que enchem de esperança e motiva todos a continuar a trabalhar para elevar o desporto angolano para patamares cada vez mais altos.
No documento, refere-se que o golo marcado frente à Namibia, nos oitavos de final do CAN 2023, não só fez vibrar os angolanos, mas também reforçou o prestígio dos Palancas Negras no cenário continental.
Para Rui Falcão, o prémio é uma inspiração para os jovens futebolistas de Angola, especialmente para os que sonham em seguir passos do Mabululu como grandes goleadores.
“Quero igualmente destacar o seleccionador nacional Pedro Gonçalves, que concorreu para o prémio de melhor treinador do ano”. A sua liderança foi decisiva para os resultados inéditos da nossa selecção no CAN 2023 e para a histórica qualificação ao CAN 2025”
Ao mesmo tempo felicitou os palancas negras, nomeados na categoria de melhor selecção do ano, e o Petro de Luanda, concorrente ao prémio de melhor equipa do ano.De acordo com o ministro, esses reconhecimentos sublinham o esforço colectivo e a qualidade do futebol angolano.
Mabululu é o primeiro angolano a conquistar o prémio do melhor golo do ano.
Nos últimos anos, Mabululu é a principal unidade no ataque dos palancas.
De 32 anos de idade, o avançado deu os primeiros passos no futebol no Progresso Associação Sambizanga(PAS), em 2011, passando por clubes como Petro de Luanda, Recreativo do Libolo, Asa, Domant FC do Bengo e 1º de Agosto.
A nível internacional, já vestiu as camisolas do Ittihad Alex (Egipto) na temporada 2021/2022 e representa actualmente a formação Al –Ahli SC, da Líbia, com a transferência em mais de1.3 milhões de Euros. WR