Benguela - A Presidente da Federação Angolana de Ciclismo, Cremilda Rangel, anunciou hoje, na província do Cuanza-Sul, a realização da primeira edição do Grande Prémio Cidade do Sumbe, soube a ANGOP.
Segundo a responsável, que falava à imprensa no final da terceira etapa da Volta a Angola em bicicleta, adiantou que a modalidade tende a crescer, razão que leva à realização do referido Grande Prémio, de âmbito nacional, na cidade do Sumbe, em Maio de 2024.
A presidente deu a conhecer que o projecto de massificação da modalidade na província do Cuanza-Sul é um dos objectivos da FACI, bem como mostrar ao mundo as grandes potencialidades turísticas do país, através do ciclismo.
Cremilda Rangel disse que a segunda Volta a Angola "Alberto da Silva Pepino" já cumpriu três etapas das oito previstas, nomeadamente o prólogo de 5 km, Cubal/Benguela, de 150 km e Lobito/Sumbe, 170 km, respectivamente, esta última considerada a mais difícil.
Entretanto, reagindo ao anúncio da Federação, o vice-governador provincial do Cuanza Sul, Heitor Alfredo, enalteceu a iniciativa e garantiu que, a nível interno, tudo será feito para que a referida prova aconteça.
Segundo o responsável, a região dispõe de zonas propícias para realização de provas de ciclismo e trabalhar afincadamente na preparação deste evento.
Questionado sobre a massificação da modalidade na província, Heitor Alfredo deu a conhecer que o sector do Desporto tem um projecto que, por limitações financeiras, tem sido adiado, mas que continua entre as prioridades.
Enalteceu ainda o facto do roteiro da Volta a Angola ter privilegiado a província do Cuanza Sul para acolher duas etapas deste grande evento, que visa também promover o turismo nas diversas regiões do país.
Aproveitou a oportunidade para pedir à população do Cuanza-Sul que receba com alegria os ciclistas quando estiverem a passar, demonstrando sentimento de paz e segurança, e assim fazer história.
A terceira etapa de 170 km, Lobito/Sumbe, desta edição da Volta a Angola Alberto da Silva Pepino, teve como vencedor o atleta do Bai Sicasal Petro, Bruno Araújo, seguido pelo cubano Cristian Ramon, da equipa ACT de Luanda, e Igor Silva, na terceira posição, da equipa Jair Transportes.
Participam desta segunda edição da Volta a Angola, 110 ciclistas nacionais e estrangeiros. CRB