Luanda - A Federação Angolana de Xadrez (FAX) convocou oito jogadores, em ambos os sexos, para o Campeonato Africano de juvenis, a disputar-se de 15 a 23 deste mês, em Joanesburgo, na África do Sul, com o objectivo de revalidar o título.
Da lista divulgada, esta quarta-feira, em Luanda, pelo seleccionador Francisco Andrade, definiu os representantes nacionais para a referida competição, tendo em conta a luta para repetição do feito de 2022, na Zâmbia, em masculino e feminino.
Na convocatória, realce para Jemima Paulo (Sub-16), que conquistaram os títulos de Mestre Fide (MF), no Campeonato Africano de Lusaka (Zâmbia), em 2022. Em Sub-16, Jaime Sonhy, arrebatou a medalha de bronze e conseguiu o título de Candidato a Mestre (CM).
Integram a delegação, o técnico-adjunto, Ferraz Dala, e encarregados de educação dos xadrezistas infanto-juvenis do Núcleo do Soyo.
Fazem parte dos convocados os seguintes atletas:
Jaime Sonhy, Jemima Paulo (Escola Ditrov, Sub-18), Leopoldino Costa (Santa Rita de Cassia do Uíge), Felícia Felicidade (Macovi do Uíge, Sub-16), Célio Chilulu (APX Namibe, Sub-14), Nsimba Wela, (Núcleo do Soyo, Sub-12), Melquisedeque Paulo (Escola Ditrov, Sub-10), e Yaron Almeida (Núcleo do Soyo, Sub-8). IN/VAB