Malanje- O atleta individual Faustino António, venceu a I edição da corrida de fim de ano do município de Mucari, promovida terça-feira (31), em alusão ao 55º aniversário da circunscrição, que se assinala hoje, 1 de Janeiro.
O atleta cronometrou 18 minutos e 33 segundos, num percurso de 5 quilómetros.
A prova contou com a participação de 57 atletas de ambos os sexos e ficaram nas posições imediatas os fundistas Marcos José Boa, cronometrando 18 minutos e 55 minutos e Armindo Bento (19 min e 15 seg), em segundo e terceiro lugares.
Na categoria de feminino, Doroteia João (26 min e 27 seg), liderou a corrida, seguida de Amélia Graça (26 min e 10 seg) e Feliciana Caley, com o tempo de 26 minutos e 14 segundos, na segunda e terceira posições.
Denominada Mucari em festa, a corrida pedestre foi realizada pela primeira vez terça-feira (31) e será instituída oficialmente nos próximos tempos, para ser disputada anualmente a 31 de Dezembro.
O administrador municipal de Mucari, Inácio Cabedal disse que tudo será feito com vista a oficialização da prova, no sentido de se massificar a modalidade no município, tendo enaltecido o potencial demonstrado pelos concorrentes.
Já o secretário-geral da Associação Provincial de Atletismo, Moisés Fernandes precisou que a agremiação pretende dinamizar a corrida pedestre na província e a prova de Mucari surge oportunamente, como um passo para a concretização desse desiderato.
Mucari foi elevado à categoria de município, através do Boletim Oficial de Angola sobre a Portaria número 16.612, de 27 de Dezembro de 1969, que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1970. NC/PBC