Uíge – O Fundo de Apoio Social (FAS) vai implementar, em Abril deste ano, na província do Uíge, um programa de formação de xadrez comunitário, visando a massificação dessa modalidade desportiva na região.
Em entrevista à ANGOP, esta segunda-feira, o director provincial do FAS no Uíge, Nanizaiawo Capitão, sem dizer o valor a ser investido, afirmou apenas que, numa primeira fase, o programa vai garantir a formação de 20 crianças do município do Songo (Uíge).
A iniciativa, que conta com a parceria da Associação Provincial de Xadrez, poderá estender-se aos municípios de Maquela do Zombo, Mucaba e Cangola.
Nanizaiawo Capitão indicou que a formação de crianças dos seis aos 17 anos será assegurada por formadores da Associação Provincial de Xadrez, enquanto o Fundo de Apoio Social vai apoiar com equipamentos, entre outros financiamentos.
A implementação do xadrez comunitário enquadra-se no âmbito de um programa do FAS, que visa fomentar a modalidade nos municípios onde forem implementados o Programa de Transferências Sociais Monetárias "Kwenda", para o desenvolvimento psíquico das crianças.
Nove mil e 579 agregados familiares, dos 10.859 cadastrados no município do Songo, província do Uíge, já beneficiaram do Kwenda. Os pagamentos abrangeram agregados familiares de 94 aldeias, num valor de 244 milhões e 264 mil Kwanzas.