Luanda - A Federação Angolana de Patinagem (FAP) aposta nos próximos quatro anos na patinagem artística e corridas em patins, especialidades de acesso aos Jogos Olímpicos.
As acções tendentes a atingir tal desiderato consubstanciam-se na massificação destas vertentes do hóquei em patins em todo o país, com base em quatro pilares: organização, rigor, transparência e inclusão, de acordo com o presidente federativo, Dionísio Viegas.
Em declarações recentes à ANGOP, em Luanda, a propósito do estado da modalidade, o responsável disse que ao longo dos anos maior atenção foi prestada ao hóquei em patins, tendo chegado o momento para a inversão do quadro, com o olhar nos Jogos Olímpicos.
Sobre a aposta nas referidas especialidades, explicou que trabalhos decorrem em vários núcleos e clubes de Luanda, prevendo-se a extensão para outras regiões de Angola, além da patinagem artística e corridas em patins, o skate board, free style e speed.
As competições destas especialidades, qualificativas aos Campeonatos Nacionais, serão disputadas em circuitos regionais Norte, Centro, Leste e Sul de 16 a 18 de Julho (primeira fase).
A programação da FAP inscreve a segunda fase dos regionais para de 17 a 19 de Setembro, enquanto a terceira será jogada de 5 a 7 de Novembro. O circuito nacional de patinagem disputa-se em Dezembro.
Angola, sexta colocada no ranking internacional, obteve um 5º lugar em 2017 no Campeonato do Mundo em Naingin (China), conquistou o Campeonato Africano realizado em 2019 no país e albergou o Campeonato do Mundo em 2013.