Luanda - O treinador Zeca Amaral foi hoje (sexta-feira), em Luanda, nomeado pela Federação Angolana de Futebol (FAF) como treinador da Selecção Nacional, para a Taça Cosafa, a disputar-se de 5 a 16 Julho, na cidade sul-africana de Durban.
De acordo com uma nota da FAF, o vínculo entre as partes acontece até o final da referida competição, em que Angola detém três títulos de campeão, designadamente em 1999, 2001 e 2004.
De 56 anos de idade, Zeca Amaral já orientou os Palancas Negras, designação da equipa angolana, em 2011, período em que foi substituído pelo técnico Lito Vidigal, que liderou o conjunto nacional no CHAN do Sudão.
Zeca Amaral tem, igualmente, uma vasta passagem como treinador no Campeonato Nacional (Girabola), onde treinou várias equipas, com destaque para o FC Bravos do Maquis, em que trabalhou sete épocas seguidas, desde 2017.
Na prova da Região Austral do continente, que assinala a sua 22ª edição, Angola consta no Grupo C, com Moçambique, Maurícias e Lesotho.
A África do Sul, Namíbia, Eswatini e Botswana figuram no grupo A, a Zâmbia, Malawi, Ilhas Seychelles e Comores estão no B.
O modelo de disputa qualifica a melhor selecção de cada grupo para as meias-finais, junto com o segundo colocado. As meias-finais acontecem a 14 de Julho, ao passo que a final e o terceiro lugar, a 16 do mesmo mês.
A Zâmbia é a campeã em título. JAD/VAB