Lubango - A Federação Angolana de Futebol (FAF) criou duas instâncias para validar os dados dos clubes no acto de licenciamento na nova plataforma online da Confederação Africana de Futebol (CAF) e evitar erros.
Trata-se de duas estruturas independentes da Federação que vão exercer o papel de fiscalizadores, em primeira e segunda instância, com vista a dar o aval de todos os dados que os clubes inserirem na plataforma com a sigla CLOP.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, no Lubango, pelo presidente da FAF, Artur Almeida e Silva, durante a "sessão especial" do workshop sobre a plataforma de licenciamento de clubes para os dirigentes desportivos da modalidade.
Artur Almeida e Silva afirmou que tais estruturas vão autenticar o processo, daí ser necessário que todos os envolvidos tenham o máximo de conhecimento sobre a plataforma para evitar falhas.
“Vamos evitar com isso a adulteração de idades, fraudes relativas a alguma documentação. Estamos a entrar para uma nova era e é necessário que estejamos todos preparados para os desafios do futebol nos tempos modernos”, continuou.
Destacou o papel das Associações Provinciais da modalidade na retransmissão deste conhecimento, pelo que a FAF vai agora organizar a mesma formação em cada uma das províncias ou regionalmente, destinadas a clubes ausentes.
Do workshop, com a duração de um dia, participam cem pessoas, desde presidentes de clubes, directores desportivos e técnicos de licenciamento do Girabola, da 2ª divisão, representantes das 18 associações provinciais da modalidade, associações de classe e imprensa.
O objectivo é capacitar os utilizadores da plataforma online de licenciamento de clubes da CAF e fazer uma actualização sobre a implementação dos novos regulamentos de inscrição de clubes da CAF, edição 2022.
A Plataforma CLOP é um sistema de ferramentas electrónicas projectado para gerenciar o processo de licenciamento e inspecções de estádios para provas nacionais e continentais, que foi lançada em 2022, numa apresentação às associações membros, durante um seminário de Licenciamento de Clubes da CAF, no Cairo (Egipto).
A CLOP permite, entre outros, que os licenciadores implementem um processo de inscrição de clubes totalmente automatizado e electrónico para competições nacionais e continentais. EM/MS