Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FAF consternada pela morte de Rui Mingas

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 06 Janeiro de 2024 | 16h17
Logotipo da Federação Angolana de Futebol ´FAF`
Logotipo da Federação Angolana de Futebol ´FAF`
Francisco Miúdo-ANGOP

Luanda - A Federação Angolana de Futebol (FAF) manifestou “profunda dor e consternação” pela morte do antigo secretário de Estado de Educação Física e Desportos, Rui Mingas, ocorrida em Portugal, por doença.

Numa nota de condolências na sua página oficial, a FAF refere que foi com profunda dor e consternação que a instituição desportiva tomou conhecimento do falecimento do nacionalista Rui Alberto Vieira Dias Mingas, ocorrido em Lisboa, Portugal, no passado dia 04 de Janeiro de 2024, vítima de prolongada doença.

Acrescenta que a vida e obra de Rui Mingas, como era carinhosamente tratado, confunde-se com a história de Angola, porque nele se reuniram, qualidades de um homem que desde muito cedo, dedicou-se à causa da luta de libertação nacional, sendo da sua autoria a composição do hino nacional.

Homem de cultura, músico, compositor, político, diplomata e empresário, Rui Mingas, foi durante a sua juventude, praticante de atletismo, particularmente, no salto em altura e nos 10 metros barreiras, em Angola e Portugal, lê-se no documento.

Também adianta que, em 1979, foi durante dez anos ministro, secretário de Estado para a Educação Física e Desportos, sendo o grande responsável pelo período pujante do desenvolvimento do desporto em Angola.

Conclui que, nesta hora de dor e luto, a FAF, em nome da sua Direcção, trabalhadores, atletas, equipa técnica e associados, inclina-se perante a dor da família enlutada e expressa profundos sentimentos de pesar. Paz a sua alma. VAB

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+