Luanda – A Federação Angolana de Futebol (FAF) acata a decisão da Terceira Secção do Cível e Administrativo do Tribunal da Comarca de Luanda, divulgada sexta-feira, que despenaliza o Kabuscorp do Palanca do rebaixamento de divisão.
Na comunicação a que a ANGOP teve acesso, a FAF anui a decisão temporária, mas alerta que o processo principal deve dar entrada no órgão competente, em trinta dias, a contar da notificação da presente sentença, sob pena de caducidade da decisão, ou seja, da providência cautelar ora decretada.
Agora, como próximo passo, o Kabuscorp do Palanca deverá dar entrada da acção principal para discussão, aprovação ou não do mérito da causa sobre todas as questões substantivas do processo.
A formação do bairro Palanca havia sido condenada a descida para a segunda divisão pelo Conselho de Disciplina da FAF, sanção recentemente confirmada pelo Conselho Jurisdicional (CJ) do mesmo órgão.
Agora, o Campeão Nacional em 2013 beneficia do perdão, ainda que temporário, após ter recorrido da sentença por via de uma provindência cautelar apresentada à Terceira Secção do Cível e Administrativo do Tribunal Provincial de Comarca de Luanda, deliberada favorávelmente na sexta-feira.
Recorde-se, no quadro da mesma situação, o presidente da colectividade, Bento Kangamba, foi igualmente despenalizado, até decisão definitiva, depois de o CJ ter mantido a suspensão de quatro anos de toda actividade desportiva.
Recentemente, o CJ atenuou as penas aplicadas ao Petro de Luanda e à Académica do Lobito na sequência de denúncias de casos de corrupção.
Tudo começou com o vazamento de um áudio em que o técnico da Académica do Lobito, Agostinho Tramagal, comenta ter recebido valores financeiros do Petro de Luanda e do Kabuscorp do Palanca para facilitar resultados.
O 1.º de Agosto também foi citado pelo treinador como tendo tentado a mesma negociação fraudulenta, mas que não se veio a concretizar.
Este caso de proporção ímpar no desporto nacional é o principal motivo do não início, até à data, do Campeonato Nacional “Girabola`2023-24, apesar de a presente época abrir este sábado (7) com a disputa da Supertaça de Angola entre o Petro de Luanda e Académica do Lobito, em Benguela.MC