Luanda - O antigo seleccionador nacional, o americano Will Voigt, foi recentemente condenado pelo Tribunal Federal da Suíça a pagar uma multa de 9000 Franco (1 Franco vale 1030,71 Kwanzas) à Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
De acordo com um comunicado do órgão reitor a que a ANGOP teve acesso, esta sexta-feira, em Luanda, a sanção imposta ao técnico norte-americano decorre de uma acusação considerada improcedente pelo Tribunal Arbitral de Basquetebol.
Will Voigt exigia o pagamento de aproximadamente um milhão de dólares correspondentes à dívida de contrato no período de 2017 a 2020.
O documento informa que o Tribunal Federal da Suíça absolveu o órgão reitor do basquetebol angolano da exigência de pagamento de tais valores, bem como obrigou o treinador a pagar 8000 Francos, referente ao custo do processo jurídico.
Will Voigt celebrou um contrato com a FAB em 2017 de 20 mil dólares americanos por mês, este valor, correspondente a 240 mil dólares americanos/ano, não inclui impostos.
Voigt foi o técnico da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol que disputou as qualificativas para o Mundial da China, em 2019, onde ficou na 27ª posição.
JAD/MC