Luanda - As três listas concorrentes às eleições na Federação Angolana de Basquetebol (FAB) foram admitidas na quarta-feira (2) pela comissão eleitoral, após acto de abertura e análise dos processos de candidaturas.
No entanto, apenas o processo do concorrente Henriques Miguel “Riquinho” foi admitido sem ressalvas, enquanto a de Carlos Almeida e a do presidente cessante, Moniz Silva, possuem algumas insuficiências.
A informação foi prestada à imprensa pelo secretário-geral da comissão eleitoral, Hermenegildo Cachimbombo, acrescentando que ambos têm até ao próximo dia dez para observarem todos os pressupostos legais e regulamentares exigidos para o pleito.
Explicou que na lista de Moniz Silva solicita-se os certificados de registo criminal dos candidatos Salif Tecena da Cunha Dias e de Gesio Giovany Monteiro Bartolo.
Foi igualmente recomendado a integração dos currículos dos candidatos aos conselhos fiscais e de arbitragem, para melhor enquadramento de elegibilidade consagrada nos artigos 36º e 46º dos estatutos da FAB.
À lista de Carlos Almeida pede-se a colocação dos currículos dos candidatos aos conselhos fiscal, jurisdicional e de disciplina para corresponder aos artigos 36º, 40º e 43º do estatuto federativo.
A campanha eleitoral arranca no dia 11 de Outubro até quatro de Dezembro, enquanto as eleições para o quadriénio 2024-28 acontecem no dia sete de Dezembro.
JAD/MC