Luanda – A Federação Angolana de Andebol (FAAND) conta com apoios financeiros no valor de mais de 30 milhões de Kwanzas ano, concedido pela Fundação Brilhante, para o fomento da modalidade.
A informação foi avançada hoje (quinta-feira), em Luanda, pelo presidente da FAAND, José do Amaral “Maninho”, referindo que a parceria é valida por três anos e a prioridade recai para a formação.
“Precisamos de outros parceiros semelhantes para apoiar o andebol nacional e agradecemos a Fundação Brilhante, pela disponibilidade”, disse.
Acrescentou que os primeiros passos vão ser implementados muito brevemente, em função das necessidades a serem apresentadas pelas associações provinciais de Malanje, Moxico, Lundas Norte e Sul.
A referida parceria,será consubstanciada na formação de técnicos, equipamentos desportivos, infra-estruturas e apoio directo ao surgimento de novos talentos.
Por sua vez, Miguel Inglês, director-geral da Fundação Brilhante, afirmou que o desporto une multidões, sendo um factor de unidade nacional.
Disse que a iniciativa visa, também, galvanizar a juventude nas comunidades.
O andebol é uma das modalidades desportivas mais representativas do país, principalmente no sector feminino, onde detém vários títulos africanos por selecções e clubes. WR/VAB