Luanda – Uma exposição fotográfica que retrata a trajectória do andebol nacional em provas internacionais vai estar patente nas provincias do Namibe, Benguela e Luanda informou o presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral “ Maninho.
Disse, ser uma iniciativa particular das antigas internacionais Maura Faial e Teresa Ulundo “ Chinha”,que a federação abraçou e que também estará inserido nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional a serem assinalados a 11 de Novembro.
“Estamos a falar de uma exposição fotográfica que vai denominar “ Expo andebol 2025 o caminho das pérolas” porque o que nós sentimos é que muitos e muitas atletas de hoje não sabem onde tudo começou estamos a celebrar hoje o 16º título mais alguém fez o primeiro título” disse.
Disse que o pretendem é mostrar os feitos de antigas glórias como Palmira Barbosa,Fábia Raposo Graça Bandeirosa e tantos outros, e para tal estão a recolher o asservo fotográfico disponível e no mês de Maio na provincia de Benguela já na festas da cidade vai acontecer a primeira exposição.
Para a provincia do Namibe acontece no mês de Agosto, e Luanda último palco nos meses de Outubro e Novembro durante três semanas.
Maninho, informou que a exposição vai ilustrar fotos da primeira participação em 1984 e os respectivos protagonistas todas elas legendadas onde os masculinos também serão referenciados mas o realce é mesmo para o sector feminino pela inúmeras conquistas até agora alcançadas.
Maminho disse que a referida acção já tem o aval do ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.
Refereiu que associado as exposições haverá palestrras e jogos que envolvem antigos praticantes.WR