Luanda - O quarto lugar de Lia Lima, na prova dos 100m mariposa, foi destaque da exibição da Selecção Nacional de Natação, no terceiro dia do Campeonato Africano absoluto, que decorre na piscina do Alvalade, em Luanda.
A velocista nacional deixou o público "electrizante" nas bancadas, tendo ficado a 0,33 décimos da medalha de bronze, ao terminar o percurso com o tempo de 1:03.53.
O primeiro lugar do pódio coube a senegalesa, Diop (1:02.55).
A medalha de prata ficou com a sul-africana Jaime Mote (1:02.85), ao passo que o bronze ficou com a argelina Nesrine Medjahed (1:03.20).
Outra nota de destaque foi a ausência do velocista Salvador Gordo, por questões de saúde, após ressentir-se de problemas respiratórios na prova a eliminar dos 100m mariposa, onde registou o 10º melhor tempo (57.51).
A saída de Gordo implicou mexidas na prova final de estafeta dos 4x200m livres.
Entretanto, Angola garantiu o quarto lugar com o tempo de 8:19.17, em prova ganha pelo Egipto (7:33.92), seguido da Argélia (7:41.35). A África do Sul ficou na terceira posição (7:43.79).
Com este resultado, Angola mantém-se no oitavo lugar com uma medalha de prata, conquistada por Lia Lima.
O Egipto lidera a tabela de medalhas com 11 de ouro, oito de prata e 10 de bronze, a África do Sul é a segunda com oito de ouro, 11 de prata e cinco de bronze.
A Argélia é terceira com três de ouro, quatro de prata e seis de bronze, Senegal é quarta com uma de ouro, igual número de prata e três de bronze.
O Sudão é quinto com uma de ouro e outra de prata, as Ilhas Maurícias estão em sexto com uma de ouro, o Uganda é sétimo, com uma de ouro.
A Tunísia e Ghana com uma medalha de bronze cada vêm no nono e décimo lugares, respectivamente.
JAD/MC