Huambo - O atleta da equipa dos Amadores Ciclo de Luanda, Euclides Chingui, venceu hoje (sábado) a primeira etapa de prólogo da II edição da Volta a Angola em bicicletas (absoluto), como o tempo de 5 minutos e 50 segundo e 54 décimos.
Na prova, com partida no Casseque e término no Nganguela, comunas da província do Huambo, Euclides conseguiu a camisola amarela, sendo que será o número um da segunda etapa de 145 Kms, que parte domingo (8h) da província do Huambo e termina em Benguela.
Na segunda posição, com o tempo de 5 minutos e 53 segundo e 16 décimos, ficou Hosana Gonçalves (Petro de Luanda ), enquanto o detentor da edição de 2015, Igor Silva, foi relegado à terceira posição, com o tempo de 5 minutos, 53 segundos e um décimo.
Na categoria de Sub-23, a camisola branca recaiu também para o Euclides Chingui (faz dupla categoria), seguido de Hosana Gonçalves (Petro de Luanda), com o tempo 5’53,16, e Cristian Ramon (Amadores Ciclo de Luanda - ACL), com o tempo de 5’03,66.
Em juniores e juvenis, Jorge Gonçalves, da escola Pepino de Benguela, ficou na primeira posição ao cronometrar, 6’09,29, já Cristian Teixeira (Transechipeta ) posicionou na segunda posição com o tempo de 6’09, 55. Aderito Pereira (Petro de Luanda), com o tempo de 6’35,04 ocupou o primeiro posto.
Na categoria de elite (24 a 40 anos), a primeira posição coube a Igor Silva (Jair Transporte ), 5 '55, 01, seguido por Bruno Araújo (Petro de Luanda), com 5' 58,54, enquanto Cruz Tutti (Petro de Luanda), com o tempo de 6 '10,11 foi o terceiro.
Disputam o prólogo de cinco kms 114 atletas, entre nacionais e estrangeiros, dos quais quatro países, designadamente, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Zimbabwe e RDC, além de 14 equipas nacional de seis provincias (Luanda, Cabinda, Huíla, Benguela, Bengo e Huambo).
A primeira edição deste evento, de homenagem ao maior ícone da modalidade em Angola, teve como ponto de partida a província do Bié e término no Huambo, num percurso de 152 quilômetros de estrada.
ANGOP/BSV