Estreia do São Salvador no Girabola ultrapossou às expectativas - Finda Moser

     Desporto              
  • Zaire • Quarta, 05 Junho de 2024 | 12h32
Técnico do São Salvador do Kongo, Finda Moser
Técnico do São Salvador do Kongo, Finda Moser
David Augusto-ANGOP

Mbanza Kongo – O técnico do Clube Desportivo do São Salvador do Kongo (CDSSK), Finda Moser, afirmou, esta quarta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que a estreia da sua equipa no Campeonato Nacional de Futebol (Girabola 2023/2024) ultrapassou às expectativas.

Em entrevista à ANGOP, em jeito de balanço da participação do clube local na fina flor do futebol angolano, Finda Moser disse que a meta traçada pela direcção da agremiação que é a permanência da equipa no Girabola foi alcançada com sucesso.

Durante a época desportiva recém-terminada, o São Salvador do Kongo conquistou 31 pontos em 28 partidas, mercê de sete vitórias, 10 empates e 11 derrotas, ocupando a 11ª posição da tabela classificativa. Marcou 23 golos e sofreu 33 tentos.

“Caracterizo em dois momentos a época futebolística da minha equipa. O primeiro refere-se ao início da temporada onde somamos 15 pontos, fruto de quatro vitórias, três empates e sete derrotas, com uma prestação acima da média dos jogadores. O segundo momento foi marcado pela desestruturação do plantel, devido à saída de Polaco, um dos jogadores mais influentes do clube”, descreveu.

De acordo com Finda Moser, com a partida do principal ponta de lança, a equipa konguesa entrou em crise de resultados durante sete jornadas, com empates e derrotas consecutivas.

“Só na segunda volta do campeonato em que a equipa conseguiu reencontrar-se, sobretudo quando vencemos, em casa, o Sagrada Esperança da Luanda Norte”, lembrou.

Acrescentou que apenas três equipas, nomeadamente o Petro de Luanda, o Kabuscorp e o Desportivo da Luanda Sul, conseguiram roubar pontos ao São Salvador, em jogos disputados quer em casa como fora.  

Enalteceu os seus pupilos, que mesmo em condições menos boas entregaram-se de corpo e alma para colocar a província do Zaire nos patamares mais altos do futebol angolano da primeira divisão.

Reforço do plantel

Finda Moser confessou ter disputado o Girabola com uma equipa “amadora”, cujos jogadores eram quase todos estreantes, um quadro que pretende inverter na próxima época, caso continue no comando técnico do São Salvador.

A intenção é de manter a estrutura da equipa na ordem dos 80 por cento do actual plantel e reforçar alguns sectores, disse.

“A intenção é introduzir, no mínimo, seis novos jogadores, visando maior acutilância nos sectores defensivos e ofensivos, assim como no meio campo”, sublinhou.

Questionado se vai permanecer no comando do São Salvador do Kongo, Finda Moser respondeu, laconicamente, que tudo dependerá da direcção do clube.

“Fizemos tudo para que a equipa subisse e permanecesse no Girabola. Cabe agora a quem de direito decidir”, reiterou.

O técnico agradeceu a todos que de forma directa ou indirecta apoiaram a equipa durante a época desportiva, principalmente em jogos disputados fora da cidade de Mbanza Kongo.

Refira-se que o Petro de Luanda sagrou-se campeão do Girabola 2023/2024, com 67 pontos, seguido pelo Sagrada Esperança da Lunda Norte, com 61 pontos e o Desportivo da Lunda Sul posicionou-se em terceiro lugar, com 50 pontos.

Foram despromovidas as equipas de Sporting de Cabinda e União Recreativo de Malanje. DA/JL

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+