Dundo – O presidente do Conselho Técnico Desportivo da Federação Angolana de Futebol, José Neves deu hoje, segunda-feira aval para que o Estádio Sagrada Esperança, no Dundo, província da Lunda Norte, possa acolher jogos do Campeonato Nacional de Futebol “Girabola2022-23, com início previsto para o dia 23 deste mês.
Em declarações à imprensa, no final dos trabalhos de vistoria ao aludido estádio, afecto ao Sagrada Esperança, destacou a melhoria da relva, iluminação, criação de posto médico, apetrechamento da cabine de imprensa, instalação de câmeras de vigilância e reestruturação dos balneários.
“Em relação a última visita efectuada pelos inspectores da Confederação Africana de Futebol (CAF), a quando da participação do Sagrada Esperança na época passada nas afrotaças, consigo ver que 95 por cento das recomendações deixadas foram cumpridas e isso dá garantias do Estádio acolher os jogos do Girabola e da fase eliminatória da Taça Nelson Mandela”, sublinhou.
Realçou a modernização do sistema de rega, tendo recomendando a reparação urgente do placar electrónico e a pintura do Estádio.
“Acreditamos que cumprindo os outros 5 por cento, o Estádio estará em condição para acolher os jogos da fase de grupos da Taça Nelson Mandela, caso o Sagrada se apure”, disse.
Construído pela Endiama, patrocinadora oficial do Sagrada Esperança, o Estádio Sagrada Esperança foi inaugurado em 2008, pelo então presidente da FAF, Justino Fernandes, e tem capacidade para oito mil espectadores na bancada principal e mais de duzentos lugares reservados na tribuna VIP, balneários, cinco cabines de imprensa, escritórios, salas de reuniões e parque de estacionamento.
Na temporada 2021-22, o grémio da Lunda Norte ficou em terceiro lugar com 60 pontos, tendo garantido o acesso à Taça de Angola e à Taça Nelson Mandela (competição africana).
Na próxima época futebolística (2022-23), o Sagrada Esperança estará envolvido no Girabola, Taça de Angola e na Taça Nelson Mandela (competição africana).
Na primeira jornada do Girabola2022-23, que arranca no dia 24 de Setembro, o Sagrada Esperança recebe o Wiliete de Benguela.