Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Especialista defende rigorosidade nos testes médicos  

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 20 Fevereiro de 2024 | 16h44
Nova directora do Centro Nacional de Medicina Desportiva, Stella Cristiano
Nova directora do Centro Nacional de Medicina Desportiva, Stella Cristiano
Marcelino Camões-ANGOP

Luanda - A necessidade dos clubes realizarem testes médicos dos seus atletas no Centro de Medicina do Desporto (CENAMED) e instituições certificadas, para evitar-se situações negativas, mesmo casos de mortes súbitas, foi hoje (terça-feira), em Luanda, defendida pela especialista e directora, Stella Cristiano.          

Em declarações à ANGOP, no âmbito das jornadas científicas da medicina desportiva, a realizar-se nos dias 21 e 22 deste, na capital do país, a médica afirmou que algumas agremiações recorrem a estabelecimentos hospitalares, onde não existem especialistas, que possam atestar o real estado físico e capacidade dos praticantes.

A especialista de medicina desportiva, acrescentou que o CENAMED, localizado no Complexo da Cidadela, é a instituição dotada de meios e profissionais com conhecimentos específicos sobre os testes médicos e avaliação do estado dos praticantes, principalmente, atletas de alta competição, em inicio de épocas.         

Esclareceu que, muitos testes realizados em estabelecimentos fora do Centro de Medicina Desportiva, a serem avaliados neste específico, seriam reprovados, já que não cumprem com os requisitos necessários e adequados, pondo mesmo em risco a saúde do praticante, que no decorrer das actividades pode apresentar algumas deficiências ou sintomas.                   

Adiantou que, apesar do CENAMED ainda não dispor de quadros suficientes, continua a exercer a sua actividade com um grande empenho e dedicação do colectivo, também está a trabalhar no sentido de formar e capacitar o pessoal de outros estabelecimentos sobre os conhecimentos específicos de medicina desportiva.             

Para tal, a realização destas primeiras jornadas, que além do carácter formativo, igualmente visa divulgar a importância da medicina desportiva em Angola, contando com participação de prelectores nacionais e estrangeiros.

Ainda sobre o Centro de Medicina Desportiva, a sua segunda unidade instalada no Estádio 11 de Novembro, está desactivada, por degradação do edifício, os seus equipamentos e materiais foram transferidos para o da Cidadela, que funciona em regime diário de consultas e tratamentos de medicina geral (todas doenças) e específicas (lesões desportivas).

Casos como tendinites, lesões dos joelhos e outros membros, são os acometimentos desportivos mais tratados no Centro da Cidadela, que além de praticantes, também atende o publico no geral, segundo a fonte da ANGOP, sem, no entanto, revelar os preços praticados.                 

A exemplo, para um atleta da alta competição, são feitas avaliações médicas como exames de sangue, imagem, electrocardiograma, provas de esforço e exames médicos.      

Inaugurado a 11 de Fevereiro de 2000, pelo então ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, o CENAMED dispõe de uma sala de tratamentos húmidos, balneários, vestiários, consultórios, salas de triagem e de espera, fitness, cardio, zona de avaliação, reabilitação funcional, fisioterapia, espaço para alongamentos, flexibilidade e posturologia e laboratórios de biomecânica e fisiologia do esforço.

Quanto a sua expansão para as demais províncias, a médica Stela Cristiano é de opinião, que neste momento, a prioridade reside em acções de consolidação do centro principal em Luanda, para responder a demanda, e passar-se a fase de criação de centros regionais.

A especialista de medicina desportiva, Stella Cristiano, substituiu, recentemente, na direcção do CENAMED, o também médico José Mulima, actual membro do sector antidoping da Confederação Africana de Futebol (CAF). VAB           

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+