Especialista aponta medicina desportiva na base da inovação

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 22 Fevereiro De 2024    23h59  
Nova directora do Centro Nacional de Medicina Desportiva, Stella Cristiano
Nova directora do Centro Nacional de Medicina Desportiva, Stella Cristiano
Marcelino Camões-ANGOP

Luanda - A directora do Centro Nacional de Medicina do Desporto (CENAMED), Stella Cristiano, garantiu, hoje (quinta-feira), em Luanda, contribuir de forma científica na inovação e melhoramento do desporto angolano, junto dos profissionais de saúde e outros agentes.

Em declarações à ANGOP, no final das primeiras jornadas científicas da medicina desportiva, a médica afirmou que a especialidade deve ser colocada no lugar que ela merece, ou numa área que realmente sirva ao desporto, desde a selecção de talentos, até ao alto rendimento.

Acrescentou que, a participação do desporto de alto rendimento assenta-se em três lugares, tais como treinamento, a saúde e a nutrição, pois são aspectos fundamentais para que possamos realmente ter um desporto de qualidade.

De igual modo, a especialista em medicina desportiva, que agradeceu todos que tornaram possível a realização do evento, decorrido no Centro de Formação do Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Dom Alexandre do Nascimento, o engajamento da sua instituição em continuar a trabalhar para o desenvolvimento.       

Quanto o encontro, contou com um total de 207 participantes, dos quais 47 porcento esteve online, com 142 assistências e 7 programas.

As jornadas foram divididas em vários painéis, três (3) ciclos de conferências, cinco (5) mesas redondas e temas livres, com a participação de grande referência internacional de Angola, Brasil, e de Portugal.

Para o dia de encerramento, foram abordados temas como a Fisiologia do Exercício do Desporto,Traumatologia, Reabilitação, Influência Genética na Perfomance Desportiva, Ressonância Magnética Cardíaca na Medicina do Desporto e Gestão de um Departamento Médico de um clube.

Além da jornada científica, houve dois dias de cursos pré-jornadas de Electrocardiologia, sobre o Dopping, e vários cursos de Fisioterapeutas, nomeadamente, curso de Ligaduras Funcionais, Banda Moleculares, Novas Tecnologias, Novas Técnicas de Reabilitação e as Lesões do Ombro.

Também contou com a participação do Presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, o médico do Petro de Luanda, Nelson Bolivar, estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila e da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.

A próxima jornada científica, está marcada de 20 a 25 de Fevereiro de 2025, na qual terão como base “Os Desafios na Inovação na Medicina do Desporto”.

Inaugurado a 11 de Fevereiro de 2000, pelo então ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica, o CENAMED é a instituição dotada de meios e profissionais com conhecimentos sobre os testes médicos e avaliação do estado dos praticantes, principalmente atletas de alta competição, em início de épocas.

A especialista em medicina desportiva, Stella Cristiano, substituiu, recentemente, na direcção do CENAMED, o também médico José Mulima, actual membro do sector antidoping da Confederação Africana de Futebol (CAF). IN/VAB

 

 





+