Encontro inédito entre MINJUD e jornalistas marca semana finda

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 02 Junho de 2024 | 21h51
Jornalistas desportivos durante o encontro com o Ministro Rui Falcão
Jornalistas desportivos durante o encontro com o Ministro Rui Falcão
Walter dos Reis-ANGOP

Luanda - O noticiário desportivo da semana finda foi marcado pelo encontro incomum, nestes longos anos de independência nacional, entre o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e jornalistas desportivos.

Sem subalternizar outros factos de realce no período em referência, às conquistas do Petro no basquetebol, futebol e andebol, o encontro com os especialistas em matéria desportiva ganha relevância pela iniciativa “contranatura”. 

Na actividade, realizada na sexta-feira, em Luanda, o titular Rui Falcão respondeu, sem “tabus”, as questões colocadas pelos profissionais da comunicação social e o exercício resultou em anúncios e esclarecimentos.

Anunciou, por exemplo, que o complexo da cidadela terá novo tratamento e que já não corre o risco de demolição.

Esclareceu que a Casa dos Desportistas, na Ilha de Luanda, foi mesmo privatizada no período anterior à sua gestão.

Não menos importante foi a conquista do Campeonato Africano de basquetebol pelo Petro de Luanda, pela primeira vez desde que a prova é disputada em modelo de Liga.
Os “tricolores” venceram o Al Ahly de Benghazi da Líbia, por 107-94, no evento disputado em Kigali, Rwanda.

O Petro de Luanda voltou a triunfar no Campeonato Nacional de futebol “Girabola2023-24” de forma antecipada, com 67 pontos, seguido do Sagrada Esperança (61) é Desportivo da Lunda Sul (50).

A Taça de Angola em andebol sénior feminina foi ganha, para não variar, pelo Petro de Luanda, com vitória sobre o 1.º de Agosto, por 33-27.

Do futebol, o angolano David Carmo venceu a terceira edição da Liga Conferência ao serviço do Olympiacos da Grécia, batendo a Fiorentina da Itália, onde joga outro angolano, Mbala Nzola, por 1-0.

Mereceu, também, destaque nos últimos sete dias o caso insólito no  “play-off” do Campeonato Nacional de basquetebol sénior feminino "Liga Azule".

O 1.º de Agosto não compareceu no pavilhão da Cidadela devido a uma alegada intoxicação alimentar, tendo averbado a correspondente falta de comparência. 

A vencer por 2-0, o Interclube pode revalidar o título em caso de triunfo na terça-feira no terceiro jogo, a melhor de cinco.

Os país vai acolher em 2025 o Campeonato Africano de Esgrima, competição orçada em 300 Milhões de Kwanzas.

O presidente da Confederação Africana da modalidade, Ndiake Mbagnick, trabalhou em Angola durante três dias e aprovou as condições das infra-estruturas hoteleiras e desportivas para o evento continental de jovens. WR/MC





Notícias de Interesse

PR regressa ao país

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 17h09

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h46

Moxico mobiliza-se ao Censo de 19 de Setembro

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h38

+