Luanda - A Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, deslocou-se a Chaumont para participar na homenagem à Selecção Nacional feminina de andebol, que competirá nos Jogos Olímpicos, de 26 deste mês a 11 de Agosto, na cidade de Paris (França).
A recepção à selecção angolana ocorreu sábado (20), no Pavilhão Palestra Chaumont, onde foi rececepcionada ao fim do dia.
Ao chegar ao local do evento, a Embaixadora Guilhermina Prata foi recebida pelo presidente da região, Stephane Martinelli, pela prefeita de Chaumont, Christine Guillemy, e pela governadora do Departamento do Haute-Marne, Régine Pam.
A actividade prosseguiu com o desfile individual das integrantes do combinado nacional e das intervenções próprias da ocasião.
O presidente da região de Chaumont foi o primeiro a intervir e destacou o orgulho da população de Chaumont em acolher as atletas angolanas.
Afirmou que foram feitos todos os esforços para que as hendecacampeãs africanas se sentissem em casa.
Referiu ainda que este gesto simboliza a forte amizade entre os dois países evidenciada pela recente visita do presidente francês Macron a Angola.
Além disso, destacou o mural colocado no pavilhão Palestra de Chaumont como um marco histórico desta passagem das campeãs africanas pelas terras de Haute-Marne.
A prefeita de Chaumont, Christine Guillemy, enfatizou o orgulho em acolher o estágio da principal selecção de andebol feminino de África.
Ressaltou os valores de amizade, entreajuda e empenho para a vitória que testemunharam.
Com 40.000 habitantes, a cidade de Chaumont torcerá por todas as partidas da selecção angolana.
A governadora do Haute-Marne, Régine Pam, sublinhou o entusiasmo dos cidadãos da sua terra especialmente dos jovens, ao receberem as atletas angolanas.
Acrescentou que a França acolhe de braços abertos os valores da competência, excelência e perseverança.
Já a Embaixadora Guilhermina Prata agradeceu, em seu nome e do Comité Olímpico Angolano, a forma como foi acolhida a selecção.
Ressaltou a importância da cultura e do desporto como veículos de convivência, conhecimento e respeito mútuo.
Destacou a trajectória das "Pérolas" angolanas, que simbolizam a energia, inteligência e engajamento da juventude angolana.
No final da cerimónia, a Embaixadora Guilhermina Prata ofereceu um quadro do artista angolano Samuel Mbimbi, que reside em França, bem como dois livros traduzidos para o francês: "Sagrada Esperança" e "Nzinga, a Rainha de Angola".
Em retribuição, recebeu um quadro estilizado da palanca negra gigante e outras ofertas.
Do lado das homenageadas, Natália Bernardo, capitã da selecção, ofereceu uma camisola assinada por toda a comitiva.
A cerimónia teve outro momento alto, com o descerramento de uma placa sobre o Mural que está no topo da arena desportiva e que ficará no Pavilhão Palestra de Chaumont, como recordação deste momento histórico.
As "Pérolas" iniciam a sua participação nos Jogos Olímpicos no dia 25 de Julho, apesar de a cerimónia de abertura ocorrer apenas no dia seguinte (26), enfrentando a selecção da Holanda. MC