Em dívida - Cuando Cubango desiste do Girabola

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 31 Janeiro de 2023 | 18h20
Equipa do Cuando Cubango deixa nacional de futebol
Equipa do Cuando Cubango deixa nacional de futebol
António Escrivão-ANGOP

Luanda – Em volto em dívida avaliada em 134 milhões de Kwanzas, o Cuando Cubango FC anunciou, esta terça-feira, na cidade de Menongue, a desistência do Campeonato Nacional de futebol da I divisão “Girabola2022-23”.

A direcção do conjunto, 10º classificado da competição, com 17 pontos, confirmou este facto em conferência de imprensa, onde foi explicada, entre outras, a situação da dívida de Kz 134 milhões contraída com empresas locais e pessoas de boa fé.

Informou-se que tal situação “insustentável” motivou a decisão de abandono da prova, numa altura em que os atletas exigem o pagamento de ao menos dois salários e prémios de jogos como condição para o confronto de quarta-feira, com o Sporting de Benguela, às 15h30, em acerto da 14ª ronda.

Em declarações à ANGOP, a partir de Menongue, o presidente interino do Clube, Carlos Samanhonga, explicou que o conjunto deve seis meses de salários aos jogadores, equipa técnica, árbitros e pessoal de apoio, além de valores com o aluguer do estádio Municipal, casa emprestada, na província do Bié.

O responsável afirmou que em aluguer do Municipal, na cidade do Cuito, o Cuando Cubango FC deve dois milhões e 250 mil Kwanzas e que são gastos Kz 366 mil em alimentação por semana, fora a assistência médica.

Referiu que a colectividade quantificou Kz 470 milhões para a presente época, mas em um encontro com o Governo da província, o principal patrocinador, ficou acordado que seriam disponibilizados apenas 370 milhões, não concretizados até à data.

Recorde-se, que esta é a segunda vez que o clube anuncia se retirar da prova pelo mesmo motivo, depois de tê-lo feito em Outubro de 2022, situação não ocorrida.

A equipa ascendeu ao Girabola em 2017 sob liderança do técnico Albano César, após a disputa do torneio de apuramento, mantendo-se na maior competição do desporto rei no país há seis anos consecutivos.

Realiza os seus jogos na cidade do Cuito (Bié), por indisponibilidade do estádio da capital do Cuando Cubango, Menongue, cujas obras estão paralisadas por falta de verbas.

A agremiação foi fundada como "Grupo Desportivo Casa Militar do Cuando Cubango" em 12 de Maio de 2009. No dia 1 de Agosto de 2012 mudou de nome, passando a chamar-se "Futebol Clube da Casa Militar".

Em 2018, a colectividade alterou novamente a designação, sendo actualmente Cuando Cubango FC.



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+