Edmilson Pedro ultima preparação para Paris em Portugal

     Desporto              
  • Luanda • Quinta, 18 Julho de 2024 | 15h07
Judoca Edmilson Pedro estagia em Portugal
Judoca Edmilson Pedro estagia em Portugal
Cedida

Luanda - O único representante de Angola na modalidade de Judo nos Jogos Olímpicos de Paris’2024 (França), Edimilson Pedro, está a cumprir um curto estágio nas zonas de Tomar e Sintra (Portugal). 

Segundo uma fonte da Federação Angolana de Judo, o campeão africano na categoria dos 66 kg vai trabalhar durante oito dias aspectos técnicos, tácticos e estratégicos com os selecionadores Joaquim Riveira (cubano) e o angolano Agostinho Camindo (mestre Ogosh).

Edimilson Pedro, que está em Portugal desde o dia 15 deste mês, permanecerá em terras lisboeta até dia 24 deste mês, altura em que partirá para o palco da competição para se juntar à comitiva olímpica. 

O representante angolano vai entrar em cena no dia 27 deste mês, competindo na segunda categoria de pesos leves (66 kg). 

Até ao momento ainda não se sabe quem vai enfrentar, esperando-se pelo emparceiramento.

O atleta, de 26 anos de idade, obteve a qualificação após totalizar 990 pontos no Campeonato do Mundo, disputado este ano, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Contribuíram, igualmente, para os pontos necessários, as boas prestações no Open decorrido em Luanda (Angola), em Yaoundé (Camarões) e Argel (Argélia), além da recente conquista do Campeonato Africano, no Cairo (Egipto).

"Bicho Papão" cumpriu as primeiras etapas de preparação no país e depois no Rio de Janeiro, Brasil.

O judo angolano estreou-se em Seúl'1988 (Coreia do Sul).

Estiveram naquela edição sete atletas masculinos, nomeadamente, Adão Dias, Hélder de carvalho (falecido), José António, Lotuala N'Dombassy, Luís Fortunato, Moisés Torres e Ricardo José.

Nos Jogos de Barcelona 1992 (Espanha), o número foi reduzido para três judocas também em masculinos

Na última edição, decorrida em 2021 em Tóquio (seria em 2020), a atleta angolana Neide Diassonema perdeu, na primeira eliminatória, diante da Georgiana Eteri Liparteliani.

Angola estará representada para além do Judo, com o Andebol, Vela, Remo,Canoagem, Atletismo e Natação. DJ/MC



Tags


Notícias de Interesse

+