Luanda – A Televisão por Satélite DSTV-Angola vai transmitir o Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN`2023), a iniciar-se sábado, na Côte d`Ivoire, através dos canais SuperSport, segundo nota do organismo a que a ANGOP teve acesso, esta quinta-feira, em Luanda.
De acordo com a comunicação, tal facto será possível por conta de um recente acordo de parceria entre o canal desportivo da instituição sul-africana com a New World TV, que detinha os direitos de transmissão desde Dezembro de 2023.
No entanto, pelo facto de o acordo ter sido firmado apenas no início da semana corrente, a DSTV-Angola ainda não consta da lista das cadeias televisivas, divulgada pela CAF, habilitadas a transmitir a maior prova continental de futebol.
Ao contrário, a Televisão Pública de Angola (TPA) e a TV Girassol (também de Angola) garantiram já antes a transmissão desta maior cimeira do futebol africano, numa longa lista com detentores de direitos de transmissão de TV de África, Europa, Ásia, América do Sul, América do Norte e Caribe.
De acordo com o site da CAF, entre os parceiros de transmissão de TV incluem-se também o Sky e BBC (Reino Unido), LaLiga+ (Espanha), SportItalia (Itália), Sport Digital (Alemanha e Suíça), SportTV (Portugal), Viaplay (Nórdicos) e Band TV ( Brasil).
Seguem-se a IbeIN Sport, CANAL+, New World TV e aproximadamente 45 emissoras Free To Air que também assinaram os respectivos acordos de parceria com a CAF, que resultará na transmissão do CAN’2023 para aproximadamente 180 países.
No CAN de 2023, a disputar-se apenas em 2024, por decisão da CAF, a Selecção Nacional está inserida no Grupo D, com sede na cidade de Bouaké, ao lado da Argélia, adversário de estreia dia 15, Mauritânia e Burkina Faso.MC