“Docas” promete transformação do Maquis em SAD

     Desporto           
  • Moxico     Quarta, 06 Março De 2024    18h04  
Candidato à presidência do FC Bravos do Maquis, Manuel Quitadica Docas
Candidato à presidência do FC Bravos do Maquis, Manuel Quitadica Docas
Laite Tito-ANGOP

Luena – O Bravos do Maquis do Moxico poderá ser transformado em Sociedade Anónima Desportiva (SAD)  no quadriénio 2024/28, afirmou esta quarta-feira, no Luena, o candidato à presidência da agremiação, Manuel Quitadica "Docas".

O candidato que concorre sozinho para o quarto mandato na presidência de direcção do FC Bravos do Maquis, disse na apresentação das linhas de força, que caso vença as eleições do clube, previstas para o dia 16 do corrente mês, transformará o clube em uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD).

Num total de 25 pontos do seu programa de acção para o quadriénio 2024/28, justificou em conferência de Imprensa, que a criação da SAD visa tornar a agremiação com maior independência de gestão, coadunando-se com a dinâmica global do clube, permitindo mais flexibilidade no investimento e na gestão de receitas.

Com a SAD, disse, o clube se tornará numa empresa, facilitando o investimento em outras áreas de negócio, para angariação de fundos, visando a modernização das infra-estruturas do clube, com destaque o estádio Mundunduleno, que prevê-se a sua ampliação para oito mil e 300 lugares, contra os actuais 4.300.

Outro objectivo do quadriénio passa, pela conquista do Campeonato Nacional de Futebol "Girabola", 25 anos depois de estrear na maior competição desportiva do país.

A formação de núcleo de iniciados e juvenis ao nível da província do Moxico, para venda de atletas, criação de uma rádio do clube, intensificar campanha de angariação de sócios, além do apoio do desporto escolar são outros objectivos do quadriénio.

Manuel Quitadica considera irrisório a verba disponibilizada pela patrocinadora oficial (SODIAM), situação que influenciou negativamente nas contratações de jogadores de alto nível para discutir o título do Girabola e a conquista da Taça de Angola com os crónicos candidatos.

A lista de candidatura de Augusto Quitadica "Docas", de 65 anos de idade, mantém  José Barraca Dembo como vice-presidente para o Futebol, Agrione Manuel, na vice-presidência para a área Administrativa e Finanças e Maria Fátima Zangata em igual cargo para outras Modalidades.

Para este pleito, a comissão eleitoral validou 124 sócios para o direito ao voto, dos 166 inscritos, que reúne condições para o direito ao voto.

O FC Bravos do Maquis foi fundado na cidade do Luena, a 27 de Julho de 1983, através da realização de uma Assembleia do clube, que elegeu a primeira direcção da agremiação, constituída, na altura, por Manuel Vieira Alberto (Presidente), António Isaac Mana (Vice-Presidente) e Pinto Augusto Kuzo (Secretário Geral).

Na actual edição do Girabola (2023/24), ocupa a sétima posição da tabela de classificação, com 17 pontos, numa competição liderada pelo Desportivo da Lunda-Sul com 31 pontos. LTY/TC/YD





+