Disputa da II divisão no topo das prioridades do Petro do Huambo

     Desporto           
  • Huambo     Domingo, 28 Abril De 2024    07h06  
Presidente do Petro Atlético do Huambo, Anibal Rebelo de Oliveira Salumbo
Presidente do Petro Atlético do Huambo, Anibal Rebelo de Oliveira Salumbo
ANGOP

Huambo - A disputa da II divisão, a partir da próxima época futebolística, constitui uma das principais metas do presidente do Petro do Huambo, Aníbal Salumbo, reeleito e empossado, neste sábado, para o ciclo olímpico 2024/2028.

O candidato único e o ex-futebolista dos “alvi-negros”, Aníbal Rebelo de Oliveira Salumbo, foram reeleitos com 55 votos, dos 57 delegados à assembleia-geral do clube.

Na ocasião, disse que uma das metas passa em voltar a ter o clube na alta competição, com a disputa do zonal de apuramento ao Girabola, que, à semelhança da Taça de Angola, deixou de participar em 2008, altura em que desceu de divisão.

O dirigente disse que a direcção tem vontade voltar a pôr a equipa principal de futebol num alto patamar, por isso, vai procurar trabalhar na mobilização de patrocinadores e sócios, para o alcance de tal desiderato.

Aníbal Salumbo apontou, igualmente, a elevação e massificação da prática do basquetebol, ginástica, entre outras, para se elevar, ao nível nacional, a competitividade dos praticantes em todas categorias.

Destacou entre as prioridades, a contínua aposta na formação e na requalificação das estruturas, com realce para a colocação de relve no campo de futebol.

Mostrou-se expectante na aquisição de financiamento e apoios dos membros, bem como do Governo da província do Huambo, para concretização destas metas, em prol do desporto e da juventude.

Por sua vez, a chefe do departamento do Desporto na província do Huambo, Alzira Capingalã, destacou a forma como decorreu o processo de reeleição da direcção do Petro do Huambo.

 Aníbal Salumbo será coadjuvado por Ivana Mossi (vice-presidente para área Financeira), Aurélio Cayumbuca (vice-presidente para área Administrativa) e Amílcar Mateus Salumbo (vice-presidente para área Desportiva).

A mesa da assembleia continuará a ser presidida por Manuel do Nascimento, que tem como vice-presidente Ernesto Domingos.

Considerado o maior emblema desportivo da província do Huambo e um dos mais carismáticos e respeitados da região centro e sul do país, o Petro Atlético do Huambo foi fundado a 05 de Janeiro de 1980, na sequência da fusão entre as agremiações locais do Atlético de Nova Lisboa e o Desportivo da Sonangol.

O seu primeiro presidente foi Armando Machado, co-fundador da agremiação, e que anos mais tarde chegou a exercer o mesmo cargo na Federação Angolana de Futebol. Depois dele o clube foi liderado por Armando Cangombe (Piriquito), já falecido, Carlos Alberto Pires (Graça) e José Sobrinho. MLV/JSV/ALH





+