Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Dirigente apela para mais infra-estruturas na SADC

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 13 Agosto de 2023 | 19h47
Presidente da Federação Angolana de Ginástica (FAG), Elsa Pitra
Presidente da Federação Angolana de Ginástica (FAG), Elsa Pitra
Bernardino Vicente-ANGOP

Luanda - A falta de infra-estruturas desportivas de especialidades continua a ser um dos grandes desafios, para alguns países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), segundo a presidente da Federação Angolana de Ginástica (FAG), Elsa Pitra.

Em declarações à ANGOP, a propósito da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, que decorre na capital do país, Luanda, até dia 17 deste mês, a dirigente reconheceu que Angola não possui um pavilhão com as medidas internacionais, com meios e aparelhos das mais variadas disciplinas da ginástica.

Lamentou, entretanto, que por este facto o país não organiza provas de carácter internacional nesta especialidade.  

Acrescentou que, o país sediou a prova internacional de Tumbling, por ocasião dos Jogos da Região 5, em Luanda, na medida em que o Ministério da Juventude e Desporto adquiriu uma pista convencional desta modalidade, que foi entregue à FAG.

De acordo com Elsa Pitra, esta situação também acontece com alguns países membros da região, que vivem este deficit de infra-estrutura.

A responsável compreende que, a deficiência está na base de situações negativas que alguns dos países tiveram, como conflitos militares, bem como a falta de interesse de alguns Estados ou por se achar que não são prioridades.

Explicou que Angola participa activamente nos Jogos da Região 5 com muitas modalidades, sendo a ginástica uma presença regular e airosa.

Apontou ainda, que a preocupação é quando é o país a organizar, nem todas as disciplinas de ginástica entram em evidências, por causa da limitação das infra-estruturas, que não são equipadas para o evento.

Apesar disso, manifestou créditos, que com Angola na presidência da SADC, algumas destas preocupações serão levadas em consideração, para que se possa dar solução da realidade interna e de outros países.

Nos Jogos da Região 5, a ginástica angolana tem tido boas participações, com a conquista de muitas medalhas, a exemplo de 2022.

Angola deve assumir na 43ª Cimeira de Chefes de Estados e de Governos da SADC, a presidência rotativa da organização, por um ano, depois de já o ter feito em 2012.

Integram a organização regional, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo (RDC), Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

A SADC é uma organização inter-governamental criada em 1992 e dedicada à cooperação, integração socioeconómica e à cooperação em matérias de política e segurança. BSV/VAB

 





Notícias de Interesse

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

Anúncio do Prémio de Jornalismo destaque social

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 19h46

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+