Luanda – Comunidade angolana no Egipto venceu sábado, numa partida de futebol, a congénere da RDC, por 8-1, na abertura das jornadas comemorativas locais do 49º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se segunda-feira (11).
A partida nesta festa da dipanda foi disputada no estádio 30 de Junho, localizado no novo Cairo, a 18 quilómetros do centro da cidade do Cairo.
Ao intervalo, os angolanos já venciam por 3-1.
Os golos da partida foram apontados por Zacarias (3), Zukifi (3), Abba (1) e Ibrain (1). Tegra apontou o tento de honra pelos congoleses democráticos.
O confronto amigável foi prestigiado pela presença do embaixador de Angola na República Árabe do Egipto, Nelson Manuel Cosme, acompanhado da embaixatriz, Neogilda Cosme, além de outros diplomatas dos dois países e membros das respectivas comunidades.
Na ocasião, o embaixador Nelson Manuel Cosme teceu algumas considerações, realçando a necessidade de se privilegiar o “fair-play”.
Disse tratar-se de um jogo amistoso entre dois países amigos, cujas relações são tão antigas, quanto a história de ambos.
Lembrou que a ligação entre as duas nações é mais fortalecida pela extensa fronteira partilhada de 2.511 quilómetros, que se estende de norte a leste de Angola.
“Quis o destino que nos encontrássemos num país importante da história de África, para uma partida de futebol amigável entre dois países com fortes laços políticos, diplomáticos, económicos, culturais e desportivos”, realçou.
Os participantes ao evento desportivo, que culminou com um acto de confraternização, foram contemplados com troféus e medalhas.
As celebrações do 49º aniversário da Independência Nacional na República Árabe do Egipto terá como ponto alto a realização, na segunda-feira, de um evento político-diplomático e cultural.
Terá ainda a inauguração da galeria dos embaixadores, no dia 14. MC