Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Dia Nacional do Desporto e visita da IMMAF marcam semana   

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 26 Janeiro de 2025 | 21h53
1 / 4
Marcha em alusão ao dia nacional dos Desportos
Marcha em alusão ao dia nacional dos Desportos
DR
2 / 4
Ministro Rui Falcão, e Secretário de estado dos desportos, Paulo Madeira e atletas de patinagem
Ministro Rui Falcão, e Secretário de estado dos desportos, Paulo Madeira e atletas de patinagem
DR
3 / 4
Director de Desenvolvimento da Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF), Shihan Andrey Moshanov, em visita a Angola
Director de Desenvolvimento da Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF), Shihan Andrey Moshanov, em visita a Angola
DR
4 / 4
Torneio Internacional de voleibol de praia
Torneio Internacional de voleibol de praia
Gaspar dos Santos - ANGOP

Luanda - As actividades do Dia Nacional do Desporto (23 de Janeiro), a visita do director da Federação Internacionais de Artes Marciais Mistas (IMMAF), Shihan Andrey Moshanov, a retoma do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2024/25) e final do torneio internacional de voleibol de praia marcam o noticiário da semana na Agência Angola Press (ANGOP).

Para assinalar a data, comemorado, na quinta-feira, em todo o país, com palestras, marchas e outras actividades desportivas em distintas modalidades, movimentou centenas de atletas, treinadores, dirigentes e população no geral, numa coordenação do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).         

Na ocasião, o desporto foi considerado uma poderosa ferramenta de educação, cidadania e transformação social, capaz de afastar os jovens de práticas prejudiciais e de lhes proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, pelo órgão de tutela.

Em mensagem sobre a efeméride, o MINJUD escreve que a data de grande significado para todos os angolanos, representa o reconhecimento do sector como um pilar essencial na construção de uma Nação saudável, unida e próspera.

Acrescenta que, desde a institucionalização desta data, pelo Decreto n. 60/03, de 9 de Setembro, comemoramos anualmente, a 23 de Janeiro, o impacto positivo do desporto na formação dos nossos jovens, na promoção da inclusão social e no fortalecimento dos laços de amizade e solidariedade entre as comunidades. O desporto é mais do que uma competição, é um compromisso com o futuro de Angola, lê-se, na nota, assinada pelo ministro Rui Falcão.

Quanto à visita do responsável da modalidade de lutas ao país, o director de Desenvolvimentos da Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF), Shihan Andrey Moshanov, afirmou, este domingo, em Luanda, que as infra-estruturas desportivas e hoteleiras de Angola tem qualidades para acolher em 2026 o Campeonato do Mundo da especialidade.

Em declarações à ANGOP por ocasião da constatação das condições do Pavilhão Multiusos do Kilamba (Arena de Luanda) e que também será palco da 8ª Edição do Campeonato Africano de MMA, agendado para Maio deste ano, a figura referiu que o país também tem potencial humano para sucesso nestas duas provas internacionais.

O dirigente, que também no período da manhã, realizou uma sessão de treino com a Pré-selecção Nacional, acrescentou que o Campeonato Africano, será mais um teste e oportunidade de Angola mostrar o seu potencial de organização à África e ao Mundo.

A personalidade da IMMAF começou a sua visita de trabalho, na marcha desportiva, em alusão ao Dia Nacional do Desporto, em que caminhou 10 km, na área adjacente ao Pavilhão do Kilamba, na capital do país.

Para segunda-feira, às 9 horas, no Ministério da Juventude e Desportos, Shihan Andrey Moshanov, terá um encontro com o ministro de tutela, Rui Falcão, que vai abordar sobre os encargos de Angola para a prova mundial, em 2026.

Em relação ao futebol, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte empatou, este sábado, na recepção ao Isaac de Benguela, por 3-3, no jogo de acerto de calendário referente à 11ª jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola'2024/2025), atrasando-se na corrida ao top 5 da tabela classificativa, após paragem da prova.

Com este resultado, o Sagrada Esperança, com menos dois jogos, mantém-se na sétima posição, com 18 pontos, e o Isaac de Benguela continua em último lugar, com 9 pts.

Na outra partida, o Desportivo da Lunda-Sul venceu, no Campo das Mangueiras, em Saurimo, o Kabuscorp do Palanca, por 2-1, para 13ª ronda da competição, que reatou após pausa, que permitiu a participação de três equipas angolanas nas Afrotaças e a Selecção Nacional no CHAN´2025, transferida de Fevereiro para Agosto, pela CAF.         

O Campeonato é liderado pelo Petro de Luanda, com 33 pontos.

Ainda da modalidade, Abel da Conceição foi demitido do cargo de técnico da equipa do Carmona FC do Uige, pelos maus resultados. Concluída que está à primeira volta do Girabola2024/25, o demitido deixa a equipa na 13ª posição com apenas doze pontos, duas vitórias, seis empates e sete derrotas, com 9 golos marcados e 26 sofridos.

Também fez eco, o internacional angolano Deivi Miguel Vieira "Gibelé” regressar ao Petro de Luanda, apesar do vínculo contratual com o Orlando Pirates, da África do Sul, até 2027. O jogador, 23 anos de idade, não tem sido bem-sucedido na agremiação sul-africana, por falta de espaço, e regressa assim aos “tricolores”, seu clube de origem, por empréstimo.

Do voleibol de praia, Angola ocupou a 2ª posição do Torneio Internacional de Luanda, em final disputada na Ilha do Cabo, em que Moçambique foi a vencedora, em masculino e feminino.   

Nesta II edição da prova, na capital do país, a dupla masculina de Moçambique constituída   por Zelito/Osvaldo, derrotaram os angolanos Carlos /Eduardo, por dois sets a um, com os parciais de ( 21-19) ( 21-15) ( 16-14).

Em femininos, as moçambicanas Vanessa/Ângela superaram as angolanas Djeine/ Domingas, por dois sets a zero, com os parciais de (21-15) (10-21), respectivamente. A prova, que teve a duração de três dias, além de Angola, contou com a participação da Namíbia, Moçambique e Noruega, visa saudar os 449 anos da cidade de Luanda, assinalado no dia 25 de Janeiro.

No basquetebol, o Petro de Luanda venceu, sexta-feira, na capital do país, o Interclube, por 115-86, em jogo de cartaz da 13ª jornada da  47ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino , disputado no pavilhão do ISPTEC.  

No intervalo da partida, na zona do Talatona, a equipa detentora do título angolano já estava em vantagem de 59-47 sobre adversária, que mesmo com um grande esforço foi incapaz de impedir a pretensão contrária. O jogador Childe Dundão, do Petro, foi o melhor marcador, com 22 pontos, ao passo que Islando Manuel, do Interclube, converteu 18.

Ainda, no mesmo dia, o 1º de Agosto também derrotou o Vila Clotilde B, por 102-60, o CAB de Benguela superou o CFDK, por 114-107, no pavilhão Acácias Rubras, o Atlético Sport Aviação (ASA) venceu o Akira Academy, por 76-74.

De igual modo, o poste angolano Bruno Fernando foi contratado pelo Real Madrid, de Espanha, para a época 2025-2026. A informação foi divulgada na noite de sexta-feira na página oficial do clube, num texto ilustrado com uma foto do jogador em plano aberto exibindo a camisola número 20.

A matéria explica que o atleta, formado no 1.º de Agosto, realizou os exames médicos no Hospital Universitário Sanitas La Moraeja, na cidade de Madrid. O primeiro e único jogador angolano a evoluir na Liga Norte Americana (NBA) foi dispensado no princípio do corrente mês pelo Toronto Raptors. 

Bruno Fernando, de 26 anos de idade, já passou pelo Bolton Celtics e Atlanta Hawks, ambas igualmente da maior Liga de Basquetebol do mundo.

No andebol, o Petro de Luanda, em feminino, conquistou, sexta-feira, na capital do país, a I edição do torneio “Luanda Andebol CUP”, ao vencer na final o 1º de Agosto, por 27-21, em jogo disputado no pavilhão da Cidadela.

Com um plantel mais experiente, as “petrolíferas”, com participações regulares em Campeonatos Africanos de Clubes, não deram hipóteses às adversárias do “rio seco”.

Ao intervalo, o Petro vencia já por 15-10. Estefânia Venâncio, do Petro, foi a melhor marcadora, com oito (8) golos, seguida de Bernadeth Belo (1.º de Angosto), com menos um (7). Em masculino, o torneio foi conquistado pelo Interclube, ao vencer o 1° de Agosto, com empate a 12 golos, ao intervalo.

Nos sete dias, realce à tomada de posse do presidente da Federação Angolana de Boxe (FABOXE), Carlos Luís, eleito para o quadriénio 2024/2028, em que prometeu trabalhar para unificar os agentes da modalidade e desenvolver a especialidade por todo o país. VAB      

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+