Luanda – O Governo autorizou o retorno dos desportos náuticos a partir de hoje, quarta-feira, de acordo com a actualização dos Decretos Presidenciais sobre o Estado de Calamidade.
Segundo o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, durante uma conferência de imprensa realizada terça-feira, os clubes navais e marinas podem funcionar para fins desportivos.
As medidas não diferem muito em relação ao decreto anterior, mantendo-se, entre outras, a proibição em relação o desporto de lazer.
No entanto, o documento estipula o pagamento de multa no valor de Akz 200 a 250 mil para os clubes que não cumprirem com as normas de biossegurança nos recintos desportivos.
Trata-se, entre outros, do distanciamento social, o uso correcto de máscara e a permissão de apenas dez por cento de espectadores.
O anterior decreto tinha autorizado já o regresso das actividades desportivas federadas, mas na altura apenas o futebol e basquetebol arrancaram.
Domingo último, durante o jogo entre o 1º de Agosto e Petro de Luanda (1-0), para a 9ª jornada do Girabola2020-21, disputado no estádio 11 de Novembro, registou-se nas bancadas adeptos em número superior ao estipulado, além da não observação das medidas para prevenir o contágio da Covid -19.