Desporto motorizado na Huíla clama por apoios

     Desporto           
  • Huíla     Segunda, 28 Agosto De 2023    16h42  
Prova de Motos dos "200 Km da Huíla"
Prova de Motos dos "200 Km da Huíla"
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango - O director de prova dos 200 Quilómetros da Huíla, Augusto Diogo, solicitou, no Lubango, ao empresariado local a investir mais nos pilotos da casa para evitar à fuga para outras províncias.

Conforme afirmou, os praticantes internos têm sido obrigados a representar equipas de outras províncias, por falta de patrocínios.

O responsável, que fazia o balanço dos 200 KM da Huíla, não avançou, no entanto, o número de pilotos que se encontram em tal situação.

“Infelizmente nós só temos pilotos nos carros a correrem na classe inferior, a de mil e 600, nas outras classes, as chamadas rainhas são de outras províncias, sendo que a maior parte dos que têm ganho acabam por serem os natos da Huíla”, lamentou.

O também vice-presidente da mesa de Assembleia-geral da Federação Angolana dos Desportos Motorizados (FADM), afirmou que por conta da situação têm recorrido aos potenciais patrocinadores para ver se apadrinham a aquisição de uma mota ou de um carro para um determinado piloto local.

Para o responsável, a Huíla tem um dos melhores pilotos na actualidade, o Adilson Pinto “Rango”, mas corre pelo Namibe.

Salientou que muitas das empresas locais a quem solicitam patrocínios, ficam só pela palavra, sem a concretização.

Sobre o evento, que terminou sem acidentes, Augusto Diogo referiu ter-se apostado muito no sentido de criar o máximo de segurança possível, o que deixou os pilotos satisfeitos.

Reafirmou que as dificuldades continuam a ser financeiras.

Por sua vez, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, felicitou a organização do evento que protegeu todos os corredores e a população que esteve no recinto, reconhecendo que não deve faltar investimentos nos quadros e nas infra-estruturas.

“Estamos num bom caminho para continuar a fazer o melhor. Tivemos um evento bem organizado e disputado”, disse.

O piloto Mário Ferreira, da equipa J.N. Trans Racing, de Benguela, conquistou as tradicionais corridas dos “200 km da Huíla” em automobilismo, na principal categoria, a Sport C2.

Em motociclismo venceu Marcos Fonseca, do Team Kwanza Sul, revalidando o título na categoria, a EVO-600. EM/MS

 





+