Desportos Motorizados: Motores agitam 112 anos da cidade do Huambo

     Desporto              
  • Huambo • Sábado, 14 Setembro de 2024 | 17h33
Prova de automobilismo (ilustração)
Prova de automobilismo (ilustração)
Morais Silva

Huambo – Pelo menos 20 pilotos disputam, este domingo, o Troféu Huambo Cidade Vida em automobilismo e motociclismo, inserido nas comemorações dos 112 anos da cidade do Huambo, que se assinala a 21 do corrente mês.

A prova, a decorrer em circuito urbano, num percurso de 3,300 quilómetros, poderá contar com 10 pilotos em automobilismo e igual número em motociclismo, em representação das províncias de Benguela, Cuando Cubango, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Luanda, Namibe e Malange.

Os treinos livres aconteceram na manhã deste sábado, enquanto a definição da grelha de partida, com início às 10h00 de domingo, decorreu na tarde de hoje.

Em declarações à ANGOP, o presidente da Associação dos Desportos Motorizados do Huambo, Armando Guedes, disse ser necessário que a população tenha um bom comportamento durante a prova, para evitar incidentes, não obstante ao asseguramento dos órgãos de segurança.

Disse que foram feitos vários bloqueios, sobretudo, nos largos Doutor António Agostinho Neto, Deolinda Rodrigues e do Mercado Municipal, assim como na avenida do Granja e rua do Seminário Maior de Cristo Rei.

Por isso, pediu a compreensão dos munícipes e a aceitação da prova nestas condições.

O desporto automóvel esteve sempre no “sangue” da população do Huambo, inclusive na época colonial, com a realização, entre 3 e 5 de Agosto de 1973, das emblemáticas corridas 6 Horas Internacionais de Nova Lisboa, que movimentavam nomes sonantes do automobilismo nacional e internacional.

cidade do Huambo

A cidade do Huambo foi fundada em 21 de Setembro de 1912, pelo então governador-geral de Angola, general e político português José Mendes Ribeiro Norton de Matos.

O nome desta urbe se deve o exímio caçador Wambu Kalunga, proveniente da região Waku  Kungo (Cuanza Sul), que se instalou  no município da Caála no século XV, nas localidade de Ussombo, Makolo e Kondombe.

 Contrariamente ao que muitas fontes históricas sustentam, não foi este caçador quem fundou a cidade do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, mas sim o general Norton de Matos. LT/JSV/ALH





+