Desportos Motorizados: Jerónimo Carvalho conquista troféu “Huambo Cidade Vida”

     Desporto              
  • Huambo • Domingo, 15 Setembro de 2024 | 18h57
Jerónimo Carvalho conquista "Troféu Huambo Cidade Vida"
Jerónimo Carvalho conquista "Troféu Huambo Cidade Vida"
Julio Vilinga

Huambo – Ao totalizar 50 pontos, o piloto Jerónimo Carvalho, da Team Kwanza-Sul, conquistou, este domingo, a prova de motociclismo, denominado “Troféu Huambo Cidade Vida”, na classe EVO 600 centímetros cúbicos.

Na segunda e terceira posições da competição, que contou para a quarta jornada do Campeonato Angolano de velocidade em automobilismo e motociclismo, ficaram, os pilotos Victor Barros e Marcos Fonseca, ambos do Team Kwanza-Sul, com 40 e 32 pontos, respectivamente.

Sidney Pinto, da Brick By Brick Team de Luanda, venceu na classe de AG 600 centímetros cúbicos, ao somar 50 pontos, que levou a melhor sobre Neri Frazão, do Team Malange, com 40 pontos, que se contentou com o segundo lugar.

O último lugar do pódio coube a Hugo Caldeira, do Team Malange, que ao cabo de duas mangas de 14 e 12 voltas, respectivamente, totalizou 29 pontos.

Disputada em circuito urbano fechado de 3, 300 quilómetros, com quatro curvas para a direita e sete para esquerda, visou saudar os 112 anos da fundação da cidade do Huambo, que se assinala a 21 do corrente mês.

Na classe Sport C2, em automobilismo, venceu o piloto Mário Ferreira, do J.N.Trans Racing de Benguela, com 52 pontos, secundado pelo seu companheiro de equipa José Costa, com 36 pontos, enquanto Ilidio Cardoso, do Team Grupo Cosa, igualmente “benguelense”, ficou no terceiro lugar, apesar de ter sido o mais ovacionado pelo público.

Na categoria de Turismo 2000, classe A, venceu o piloto Edson Martins, da F.Roque Racing do Lubango (Huíla), ao somar 26 pontos, enqaunto Osmar Kapassa, seu companheiro de equipa, ficou no segundo lugar.

Carlos Fernandes, da Team Fernandes Racing do Lubango (Huíla), venceu a categoria de Turismo 1600, classe B, com 47 pontos.

A segunda posição coube a José Fernandes, também, da Team Fernandes Racing do Lubango, com 42 pontos, ao passo que o terceiro lugar foi ocupado pelo Nelo Huambo, da Albano Racing da Huíla, ao obter 36 pontos.

Edwin Santos conquistou o troféu na categoria de Turismo Diesel, classe C, com 52 pontos pontos.

O troféu, testemunhado pelos vice-governadores da província do Huambo para os serviços Técnicos e Infra-estrutura e para o sector Político, Social e Económico, respectivamente, Elmano Francisco e Angelino Elavoco, ficou marcado com momentos de homenagem ao primeiro Presidente de António Agostinho Neto.

Recorde-se que António Agostinho Neto nasceu em Icolo e Bengo a 17 de Setembro de 1922 e morreu em Moscovo a 10 de Setembro de 1979.

Foi médico, escritor e político angolano. Em 1975 proclamou a Independência Nacional e tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. 

O troféu contou, igualmente, a prova na categoria de FZ, uma classe introduzida pela Federação Angolana de Desportos Motorizados, com o objectivo de descobrir futuros pilotos para as competições de 600 centímetros cúbicos.

O desfile dos motocard , também, teve um outro momento importante do evento, acompanhado por milhares de munícipes, entre crianças, jovens e adultos, este último, com a nostalgia das famosas corridas “Seis Horas Internacionais de Nova Lisboa”, que movimentou esta região, entre 3 e 5 de Agosto de 1973.

Considerada, no passado, por cidade vida de Angola, a cidade do Huambo foi fundada pelo então governador-geral de Angola, general e político português Norton de Matos, a 12 de Setembro de 1912.ALH

 





Notícias de Interesse

+